Curso de Tecnologia em Gestão Pública se prepara para formatura de 1.200 alunos

Curso está se preparando para processo de reconhecimento

A coordenação do curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Centro-Oeste deu início aos preparativos da formatura de cerca de 1.200 estudantes. Como a graduação conta com alunos em 28 polos UAB espalhados pelo Paraná, as cerimônias foram aglutinadas por região, resultando em 12 eventos que ocorrerão a partir de abril de 2020.

De acordo com o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G), o tecnólogo se destaca pela baixa evasão. “Estamos chegando ao fim do ciclo com 70% dos alunos ingressantes. O resultado positivo é fruto do esforço da coordenação do curso, com um grupo de oito professores atuantes; da proximidade com os polos; do cuidado com as necessidades e expectativas dos alunos e pelas inovações implantadas em nossa metodologia de trabalho”, ressaltou.

Segundo ele, uma das diferenciações do curso é o trabalho de conclusão focado no local de trabalho do aluno, tendo em vista que o público-alvo é formado sobretudo por funcionários públicos. Assim, o graduando pode melhorar sua atuação profissional e contribuir para o desenvolvimento local.

No ponto de vista do coordenador de tutoria do curso, professor Arildo Ferreira (DEADM/G), a graduação em Tecnologia em Gestão Pública alcançou, além do patamar quantitativo, pelo número de acadêmicos, a questão qualitativa. Assim, atingiu a essência da Educação a Distância pública de incluir, diminuir distâncias e gerar impacto social.

“Temos a consciência da transformação que o curso promoveu na vida de muitos estudantes, principalmente de faixas etárias maiores, que antes sequer tinham conhecimentos básicos de informática, e agora estão perto de conquistar o diploma. Nosso público é muito diferenciado, e sabemos de várias histórias emocionantes”, contou.

Com relação à formatura, a coordenação informou que todos os municípios que sediam o curso serão visitados para que as coordenações dos polos e os tutores possam receber orientações quanto às próximas etapas.

A graduação é realizada com recursos da Capes, por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil); e da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), contemplando recursos do Detran-PR e da Seti. Trata-se do primeiro curso tecnólogo EaD da Unicentro.

Reconhecimento
O curso também está se preparando para o processo de reconhecimento, análise que é feita após a metade do cumprimento da carga-horária da primeira turma. A visita do perito designado pelo MEC, que verificará a execução do projeto pedagógico, está agendada para agosto. Uma reunião de planejamento, entre coordenações do curso e do Núcleo de Educação a Distância, foi realizada no dia 12 de agosto.

***

Conheça e compartilhe o Licon, o portal de Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro
Inscreva-se em nosso canal do YouTube.