Curso EaD de Administração Pública completa uma década

São três turmas em 11 polos espalhados pelo Estado | Foto: Arquivo Polo UAB Apucarana

São 3 turmas em 11 polos espalhados pelo Estado | Foto: Arquivo Polo UAB Apucarana

O curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste existe há uma década e está em sua terceira turma. Desde o seu nascimento, atingiu 11 polos UAB do Paraná e, por consequência, profissionalizou pessoas de municípios de diferentes regiões. A nota de reconhecimento do curso é 4,21 (de um total de 5). A graduação integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública.

A história começou em 2010 nos polos Universidade Aberta do Brasil de Apucarana, Bituruna, Flor da Serra, Laranjeiras do Sul, Nova Tebas, Palmital, Pato Branco e Pinhão, resultando em 191 alunos formados. A segunda turma (2015) foi ofertada nos polos Apucarana, Flor da Serra, Laranjeiras do Sul e Ivaiporã, com 109 alunos formados. A terceira turma está em andamento e começou em 2018, nos polos de Pato Branco, Pinhão, Prudentópolis e Iretama, com 100 estudantes matriculados atualmente.

“Desde o início nós entendemos a importância da EaD pública, acreditamos que pessoas que até então não poderiam ter acesso a um curso superior gratuito e de qualidade deveriam ser alcançadas. Foi um desafio transformar o quadro e o giz, por exemplo, em outras possibilidades, como ambiente virtual de aprendizagem e webconferências. Tivemos, junto com nossos professores, que desbravar, criar estruturas, sempre com apoio do Nead/UAB, da Unicentro, dos municípios. Olhar para trás e ver o resultado é gratificante”, afirmou o coordenador do curso e vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas (DEADM/G).

A equipe direta é composta ainda pela coordenação de Tutoria, onde atua o professor Marcio Alexandre Facini (DEADM/G). A secretaria está localizada no campus Santa Cruz da universidade e uma equipe de sete tutores auxilia no andamento das atividades, além do suporte da equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação UAB, sempre com comprometimento das coordenações dos polos UAB.

Muitos egressos hoje coordenam órgãos públicos em diferentes níveis (municipais, estaduais e federais) com expertise. “Tenho certeza de que isso ajudou muitos municípios a se desenvolverem ainda mais. No Estágio, registramos muitos cases que melhoraram rotinas. Isso é ver na prática a academia oferecendo benefícios às regiões paranaenses”, comentou o professor Ademir.

Segundo ele, outro fruto foi a ampliação do reconhecimento do nome da universidade. “Hoje, a Unicentro é um nome respeitado em todas as partes do Paraná e as pessoas falam com orgulho da nossa instituição, também em virtude dos cursos EaD. É muito bom ser parte dessa história”, finalizou.