Curso on-line PrepVet conta com 2.100 inscritos de todo o país

O curso on-line sobre Manejo de Animais em Situação de Desastres (PrepVet) terá início no dia 15 de julho e conta com 2.135 inscritos de todo o Brasil. Em breve os inscritos receberam a orientações de acesso. A formação gratuita é possível graças a uma parceria da Universidade Virtual do Paraná, programa vinculado à Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), com a Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná), juntamente com a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection).

O conteúdo é disponibilizado na plataforma Licon do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que integra a UVPR. Também são parceiros da iniciativa a Defesa Civil do Paraná e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná.

A primeira turma do curso terá acesso ao conteúdo entre os meses de julho e outubro de 2021. O público-alvo é composto por profissionais e estudantes relacionados à área. O formato é autoinstrucional, ou seja, sem tutoria. O objetivo do curso é capacitar agentes que atuam em ocorrências de desastres ambientais, melhorando o atendimento e o bem-estar de animais domésticos, silvestres e de produção.

Os assuntos discutidos nos módulos são: Terminologia e Conceitos, Gestão de Risco de Desastres, Papel do Médico Veterinário na Gestão Integral dos Riscos, Adaptação à Mudança Climática, Segurança em Emergências, Sistema de Comando de Incidentes, Avaliação de Danos e Análise de Necessidades, Triagem, Animais de Companhia, Normas e Diretrizes para Intervenções em Emergências, Animais de Busca e Resgate, Bem-estar Animal e Processo de Evacuação de Animais.