Curso sobre gestão de polos UAB certificou 1.768 pessoas desde 2018

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do seu Núcleo de Educação a Distância (Nead), tem uma parceria de sucesso com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a oferta do curso de aperfeiçoamento em Gestão Articulada de Polos UAB desde 2018.

Nos seis anos de duração do projeto, foram certificadas 1.768 pessoas de todo o Brasil, contribuindo para a formação dos profissionais que atuam nos municípios e atendem os alunos, promovendo a interiorização do Ensino Superior público e de qualidade.

Em 2024, serão realizadas novas ofertas do curso na plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Nead Unicentro. O conteúdo contempla cinco módulos que abordam, de maneira abrangente, a importância da comunicação dos polos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com os diferentes atores envolvidos na política pública, como a Capes, as instituições públicas de Ensino Superior, o mantenedor (prefeituras), a comunicação interna e a externa.

Segunda fase

O curso de aperfeiçoamento em Gestão Articulada de Polos UAB é coordenado pelas professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Manuela Pires Weissbock Eckstein. De acordo com elas, está em planejamento a segunda fase, que abordará outras temáticas relevantes aos gestores de polos, a fim de expandir e dar continuidade à formação.

“Sabemos que a formação continuada dos coordenadores de polos é uma demanda e uma necessidade. Assim, ficamos felizes por podermos contribuir nesse processo por meio de um curso dinâmico e baseado em necessidades dos profissionais”, afirmou a professora Maria Aparecida, também coordenadora da UAB/Unicentro e UVPR (Universidade Virtual do Paraná).

Os eixos em destaque serão: 1) Processos de gestão de polos UAB, com subtemas como Articulações no Sistema UAB e Demanda Qualificada; e  2) Ensino, Pesquisa e Extensão nos polos UAB, discutindo a importância das atividades acadêmicas desenvolvidas no polo UAB no apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão; as competências e formação docente para a educação digital, além do processo de ensino e aprendizagem na EaD e ressignificação dos polos.

Em breve, novidades serão divulgadas. Continue acompanhando nossas redes sociais e site para se manter informado.