Departamento de Letras da Unicentro promove três eventos acadêmicos conjuntos

O Departamento de Letras (Delet/G) da Unicentro em Guarapuava está organizando três eventos que acontecerão simultaneamente, são gratuitos e em formato híbrido. São eles: I Colóquio de Letras; III Colóquio de Letras EaD, sobre diversidade e o III Colóquio de Linguística Forense. Para participar é preciso fazer a inscrição em cada um dos eventos separadamente, pelo sistema de eventos da universidade.

I Colóquio de Letras

O evento acontece entre os dias 31 de julho e 4 de agosto e tem como objetivo a formação docente ao levar em consideração o ensino, pesquisa e extensão como base do Ensino Superior.

Para que aconteça a troca de conhecimento e informações entre docentes e discentes, o evento contará com palestras, mesas redondas, sessões de comunicação, mini curso e atividades culturais e tem como suporte as diretrizes da extensão universitária da Unicentro.

As inscrições são gratuitas. Os ouvintes podem fazê-la até dia 31 de julho, já aqueles que vão participar das sessões de comunicação e obras artísticas podem inscrever-se até 24 de julho. Acesse o sistema de eventos aqui.

A palestra de abertura está prevista para o dia 31 de julho às 19h. Veja a programação completa:

Segunda-feira, 31 de julho

• 8h: mesa redonda: linguística
  • 10h: Sarau
  • 19h: conferência de abertura
  • 21h: Abertura da exposição de artes visuais

Terça-feira, 1º de agosto

• 8h: mesa redonda: literatura e interfaces
  • 10h: Comunicações orais
  • 21h: comunicações orais ou minicurso

Quarta-feira, 2 de agosto

• 8h: minicursos
  • 10h: Minicursos
  • 21h: comunicações orais ou minicurso

Quinta-feira, 3 de agosto

• 10h: Oficina Chat GPT
  • 21h: Oficina Chat GPT

Sexta-feira, 4 de agosto

• 10h: Atividade cultural e recreativa
  • 21h: Atividade cultural e recreativa

III Colóquio de Linguística Forense

Nos dias 1 e 2 de agosto o evento busca promover a linguística forense entre os acadêmicos de Letras Português e Letras Inglês e Licenciaturas por meio de palestras e mesas redondas. A intenção é dar espaço para discussões sobre o tema e apresentação das pesquisas feitas nessa área.

As inscrições para este evento ficam abertas até o dia 31 de julho, no sistema de eventos da Unicentro. A coordenação das atividades do colóquio é do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense da Unicentro. Confira a programação abaixo:

Terça-feira, 1º de agosto

• 19h: Conferência com Dr. Mário Lourenço de Medeiros (UFRN)

Mediadora: Profa. Dra. Caroline Hagemeyer

Quarta-feira, 2 de agosto

• 19h: Mesa redonda com Fabiana Teixeira e Lucas Gonçalves Dias

Mediadoras: Profa. Dra. Claudia Maris Tullio e Profa. Mestre Sandra Mara da Silva Marques Mendes.

III Colóquio de Letras EaD

A terceira edição do evento promovido no âmbito do curso de Letras da modalidade EaD é em homenagem à autora e pesquisadora Magda Soares, representante dos estudos de letramento e ensino de língua portuguesa, que faleceu no início de 2023, e tem como objetivo promover integração, reflexões e discussões entre os academicos de Letras sobre a diversidade, combate ao racismo nas escolas e dar visibilidade aos estudos linguísticos e literários de autoria negro-brasileira, indígena, queer, surda, entre outros.

Com carga horária de 40h, o 3º Colóquio de Letras EaD abordará temáticas sobre diversidade por meio de conferências, palestras, mesas redondas e minicursos. Os inscritos também poderão apresentar suas pesquisas nas sessões de comunicações. O tema da conferência de abertura é “Decolonidade e Dívidas históricas da Literatura Brasileira: a literatura preta no bicentenário da Independência +1”, com o professor doutor Dejair Dionísio da Unicentro, às 8h30.

Esta edição acontece de maneira híbrida com atividades on-line e presenciais. Para participar os acadêmicos de Letras (das modalidades presencial e EaD) devem fazer a inscrição pelo sistema de eventos da Unicentro. Aqueles que vão apresentar trabalhos podem se inscrever até o dia 25 de julho, já os ouvintes têm até dia 2 de agosto para fazer a inscrição.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site de eventos da Unicentro, para ouvintes até 31 de julho e para sessões de comunicação até 24 de julho. Confira a programação completa:

Quinta-feira, 3 de agosto

• 8h: Conferência de abertura: Decolonidade e dívidas históricas da Literatura Brasileira: a literatura preta no bicentenário da Independência +1

Conferencista: Prof. Dr. Dejair Dionísio (Unicentro);

Mediadora: Profa. Dra. Elizandra Fernanda Alves (Unicentro)

• 13h30min: Sessões de Comunicação (on-line)

Coordenador: Prof. Dr. Dejair Dionísio (Unicentro)

• 19h: Mesa-redonda: Diversidade e inclusão: cruzando histórias

Palestrantes: Mestrando Maxmillian Gomes Schreiner (PPGL-Unicentro) e mestranda Isis Lenoah Ortiz (PPGE-UFPR)

Mediador: Prof. Dr. Dejair Dionísio (Unicentro)

Sexta-feira, 4 de agosto

• 8h: Desafios da inclusão no ensino superior

Palestrante: Prof. Me. Antonio Alexandre Pereira Junior (Coorae – Unicentro)

Mediadora: Profa. Dra. Marcia Regina Pawlas Carazzai (Unicentro)

• 14h: História e etnografia indígena: língua e vocabulário

Palestrante: Profa. Dra. Graciela Chamorro (UFGD)

Mediadores: Maxmillian Gomes Schreiner (PPGL-Unicentro) e Prof. Iumar Martins Rodrigues (Aldeia indígena – Guaíra, PR)

• 19h: Conferência: A história na história: as mulheres na história da formação do povo brasileiro

Conferencista: Maria José Silveira (escritora, tradutora e editora brasileira)

Mediadoras: Profa. Dra. Priscila Finger do Prado (UFSC) e Tatiana Lazzarotto (Mestra, escritora, redatora e pesquisadora/*Egressa do curso de Letras da Unicentro).