Encontro discute ofertas da Restec Integre e do MBA em Gestão Pública e Inovação

O Governo do Estado realizou uma reunião para preparar a nova edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre). O objetivo é promover a qualificação de recursos humanos para uma gestão mais efetiva e transparente, com ênfase na transformação digital em todos os níveis governamentais. A expectativa é que o edital seja publicado no decorrer do mês de maio.

Coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de residência são uma política pública de Estado. A finalidade é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuação no setor.

As residências contemplam um curso de pós-graduação (especialização) custeado pelo governo e atividades práticas nos órgãos do Executivo Estadual. Além da gratuidade nos cursos de especialização, os residentes técnicos recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220.

Para a nova edição da Restec Integre estão previstas, incialmente, 432 vagas para residentes em 26 instituições da administração direta e indireta: 11 secretarias de estado, um órgão de regime especial e 14 autarquias, incluindo as sete universidades estaduais do Paraná. Esses profissionais irão atuar em Curitiba e em 30 cidades do Interior paranaense.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o papel do Estado na capacitação e formação de recursos humanos para inovação.

“Trata-se da oferta de oportunidades para a qualificação de profissionais com o objetivo de melhorar os serviços públicos para a população. A residência técnica é um programa de formação em serviço que prepara um quadro qualificado de pessoas que podem atuar, futuramente, na gestão pública”, afirmou.

O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Seimt) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), instituição de ensino superior responsável pelo curso de especialização, na modalidade de ensino a distância (EAD).

Para o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, é importante incentivar a qualificação digital para fortalecer o relacionamento com os cidadãos. “O Paraná está passando por uma fase de transformação digital, principalmente na área de inteligência artificial. Por isso buscamos a parceria com esse programa de residência técnica para oportunizar a qualificação de paranaenses recém-formados”, explicou.

Entre os residentes selecionados, 30 irão compor o Observatório de Transformação Digital do Paraná. O intuito é mapear os processos organizacionais das instituições ligadas ao Executivo Estadual, a fim de aperfeiçoar os serviços públicos para os cidadãos.

GESTÃO PÚBLICA E INOVAÇÃO – No mesmo dia, representantes da Seti e da Unicentro também apresentaram a segunda edição de um curso Master in Business Administration (MBA) em Gestão Pública e Inovação, que será ofertado pela Unicentro, por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead).

A iniciativa conta com financiamento do Fundo Paraná, dotação orçamentária administrada pela Seti para o fomento científico e tecnológico paranaense.

A primeira edição do curso formou 450 alunos. Agora, serão ofertadas 775 vagas em 31 polos (unidades acadêmicas), em várias regiões do Paraná.

Destinado a servidores públicos municipais, estaduais e federais, o MBA pretende qualificar e apresentar aos profissionais estudos teóricos e práticos da administração pública, no âmbito de políticas de incentivo à inovação. O edital foi publicado hoje.

*As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN). As imagens são de Albari Rosa/AEN