Escola Virtual.Gov oferece cursos abertos e gratuitos

Solução para oferta de capacitação a distância no serviço público

Seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Virtual.Gov (Portal Único de Escolas de Governo) oferece uma plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, abertos e gratuitos, como alternativa de formação mais aderente ao desenvolvimento rápido de competências para o trabalho.

O catálogo é composto por cursos on-line abertos e gratuitos de várias áreas de conhecimento de instituições públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento da Administração Pública e sociedade.

Os cursos são sem tutoria. Ou seja, não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Deve estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.

Projeto

O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Escolas de Governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública, tendo em vista que é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Além disso, o servidor ou cidadão tem acesso a um cadastro e login únicos para a realização de suas capacitações, bem como um histórico escolar unificado. Para as instituições vinculadas, o portal oferece uma série de serviços, a depender do tipo de associação da instituição com o projeto. Dentre os serviços oferecidos, estão a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados.

Em suma, a solução pretende centralizar o que pode ser centralizado para que se tenha a economia de escala (hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificado, histórico escolar), sem inibir a descentralização do que deve permanecer descentralizado (autonomia para criar cursos e definir metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, definição de políticas de capacitação) para que seja garantido o processo criativo e colaborativo permanente.

Conheça também

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste mantém o Portal Licon (Livre Conhecimento), que também contempla um catálogo de MOOCs. Confira aqui.