Especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural tem encerramento com defesa de TCCs

dsc_8336_29179655475_o

Diretor da Cresol Baser, Luiz Levi Tomacheski

O Edenilson Giachini é coordenador comercial da agência da Cresol, a Cooperativa de Crédito com Interação Solidária, de Xaxim, município do interior de Santa Catarina. Nesse mês de agosto, ele viajou mais de 300 quilômetros para participar, na cidade paranaense de Guarapuava, das bancas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso da especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. “A gente aplicou as técnicas aprendidas nas disciplinas e que nos proporcionaram a melhora na nossa forma de ver o cooperativismo e na maneira que a gente atende o nosso quadro social”, conta.

Ele foi um dos participantes do curso de pós-graduação oferecido pela Cresol aos funcionários da cooperativa. As disciplinas foram elaboradas e ministradas por professores da Unicentro. Já as aulas foram ministradas pela modalidade EaD, através do Núcleo de Educação a Distância (Nead). Após dois anos de curso, foram 142 defesas. Trabalhos que, segundo o coordenador adjunto do curso de pós-graduação oferecido pela Unicentro em parceria com a Cresol, professor Simão Teleski, validam as experiências vividas pelos alunos no desenvolvimento da especialização. “Essa parceria ela foi uma demanda da cooperativa, que tinha como desafio capacitar seus cooperados tendo como dificuldade o deslocamento do funcionário para estudar, já que a Cresol, geralmente, está localizada em pequenos municípios”.

dsc_8393_29167510016_oA defesa dos trabalhos e a conclusão desse primeiro curso oferecido pela Cresol em parceria com a Unicentro foi acompanhada pelos professores da pós-graduação e, também, por dirigentes da cooperativa e da universidade. Uma delas é a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel. “Uma experiência de sucesso. Nós que, habitualmente, trabalhamos com propostas públicas, essa é a primeira vez que nós trabalhamos com uma cooperativa, uma instituição, em termos, privada, mas com um caráter de cooperativismo social. Então, isso nos atraiu bastante nessa parceria com a Cresol”.

Avaliação positiva que é compartilhada pelo reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “Compreendemos que aprendemos muito com essa experiência e podemos, sem dúvida nenhuma, dar novos passos nessa direção, melhorando e qualificando cada vez mais o trabalho da universidade”.
O diretor-executivo da Cresol, Luiz Tomacheski, demonstrou a satisfação com os resultados ao afirmar o interesse da cooperativa na oferta de novos cursos de capacitação em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. “Essa parceria que nós fizemos, ela foi muito produtiva no sentido de que nós construímos a nossa própria grade curricular, a partir das expectativas que nós temos e aquilo que a Unicentro tinha para oferecer. Nós estamos a disposição e, certamente, vamos estar procurando a universidade no sentido de poder identificar outras áreas que a gente precisa de aprofundamento”.