Etapa presencial consolida sucesso do simpósio sobre metodologias ativas

Evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro na Unespar, em Curitiba

Ideia abraçada por muitas pessoas, a primeira edição do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas foi um verdadeiro sucesso, compartilhando conhecimentos, capacitando docentes e refletindo sobre desafios da inovação educativa. A etapa virtual, desenvolvida no decorrer de semanas de atividades online, foi consolidada pela etapa presencial, que reuniu pesquisadores e profissionais de universidades, instituições e empresas em Curitiba.

O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro na Unespar e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas. As duas etapas do simpósio foram realizadas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Universidade Virtual do Paraná. A organização foi da Unicentro, por meio do Nead, e da Unespar. A iniciativa contou com apoio do CREA-PR, Abruem, SEED-PR, Capes e Sanepar.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, o simpósio só foi possível por ter encontrado audiência – mais de mil pessoas na etapa virtual – e centenas na etapa presencial. Pessoas que saem da sua zona de conforto e buscam novas perspectivas, que são inquietas. “Todos nós podemos inovar e devemos buscar um processo de ensino em que a rotina não se instale. Em que o desafio em fazer diferente seja constante. É nosso dever enquanto docentes fazer com que a educação seja cada vez melhor”, ressaltou.

A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e do Nead Unicentro, também lançou a revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade durante o evento. “A tecnologia e a inovação precisam estar sempre voltadas às pessoas para que tenhamos êxito. De nada vale a tecnologia se não tivermos melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nosso evento foi sonhado no sentido de reunir profissionais e pesquisadores que discutem a educação 4.0 num momento de grande transformação social. Gostaria de agradecer a todos que se envolveram para que esse simpósio se tornasse uma realidade”, afirmou a professora Cida.

A pertinência do evento foi ressaltada pelo vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa. “A temática do simpósio é extremamente relevante. Precisamos, sim, discutir novas metodologias. Essa não é a única solução para problemas da educação, mas é um importante caminho a ser seguido”, disse. De acordo com o presidente do Crea-PR, professor Ricardo Rocha de Oliveira, em todas as áreas do conhecimento é importante incorporar metodologias ativas. “Gostaria de parabenizar a equipe da Seti e da organização pela iniciativa e estaremos sempre apoiando ações como essa”, falou ele, que também é professor da Unioeste.

O reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, também prestigiou a abertura do evento.

Programação

A abertura foi marcada por palestra do professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília, que falou sobre metodologias inovadoras de ensino. O segundo dia de atividades contou com apresentações de cases das universidades públicas do Paraná e também de instituições e empresas convidadas, como Atari, Google, Microsoft, Sesi, PUC-PR, SEED-PR, etc.

Em breve, os certificados dos participantes serão disponibilizados aqui.

Os vídeos da palestra de abertura e das apresentações de cases podem ser vistos nesta playlist.