Etapa presencial do SMA será nos dias 11 e 12 de novembro em Curitiba

A etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas será realizada nos dias 11 e 12 de novembro na Unespar, em Curitiba. São esperados 16 convidados representando universidades, instituições e empresas. Eles apresentarão cases sobre uso de métodos inovadores na educação. O evento é gratuito e foi pensado para formar profissionais da educação. Para participar, é necessário efetivar inscrição online aqui.

A realização é da SETI-PR (Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia), por meio da UVPR (Universidade Virtual do Paraná). São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar.

Programação

No dia 11 de novembro, segunda-feira, o evento começará às 19h com apresentação cultural (Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná) seguida da palestra “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, com o professor Ricardo Fragelli (UNB).

No dia 12 de novembro as atividades terão início às 8h30 com apresentação cultural (Duo Kinesis). Na parte da manhã, as empresas e instituições convidadas apresentarão seus cases: Microsoft (Fabio Negreiros), Atari (Fábio Nicolau dos Santos Carneiro), PUCPR (Aline Von Bahten), UFPR (André Luiz Felix Rodacki), SEED-PR (Elisandra Angrewski), Sistema FIEP (Fabiane Franciscone) e Google (Daniel Padilha Garrido).

À tarde, o evento retornará às 13h30, com apresentação cultural (Música de Câmara). Em seguida, as universidades públicas do Paraná mostrarão seus projetos: Unicentro (Maria Aparecida Crissi Knuppel), Unioeste (Beatriz Helena Dal Molin), UEM (Rafael Vitória Alves), UEPG (Viviane Aparecida Bagio), UEL (Valdirene Filomena Zorzo Veloso), UENP (Micheli Gomes de Souza), UTFPR (Iolanda B. C. Cortelazzo) e Unespar (Josi Mariano Borille).

Certificação

A equipe do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro está se preparando para transmitir o evento para quem desejar acompanhar as atividades a distância, na plataforma Licon. No entanto, a certificação desta etapa será emitida somente aos inscritos que participarem presencialmente.

O quê? Etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Quando? 11 e 12 de novembro
Onde? Embap/Unespar – antigo Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370, Curitiba-PR)
Realização: SETI-PR e UVPR
Apoio: CREA-PR, Sanepar, SEED-PR, Abruem e Capes.
Organização: Unicentro e Unespar