Evento sobre Metodologias Ativas abre conteúdo com webinars e cases

19 maio de 2020 - por: shorst

Com informações da UVPR

O primeiro ciclo do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas ocorreu entre outubro e novembro de 2019, com uma etapa virtual e outra presencial, em Curitiba (PR). Com sucesso de público e crítica, o evento atingiu 1.300 pessoas de todo o país. O Licon do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) é parceiro.

Diante da pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020, a UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) se uniram para ofertar um segundo ciclo do evento, com conteúdo aberto e totalmente on-line para a formação continuada de professores, na perspectiva do projeto Ideias para uma Educação On-line (área de Lives e Webinars).

Webinars, lives e cases
A programação conta com quatro unidades de conteúdos: Docência no Ensino Superior em Novos Tempos; Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem; Formação de Professores para/no Século 21 e Inovação: múltiplos desafios. Cada temática possui webinars com convidados especialistas e uma apresentação que foi realizada no formato de live na primeira edição. Há, também, um módulo com os cases que foram apresentados durante o encontro presencial por universidades e instituições sobre possibilidades das metodologias ativas no dia a dia.

Convidados
Os webinars contam com nomes de destaque na área de inovação educativa, como António Moreira (UAB Portugal), Rodrigo Barbosa e Silva (Stanford), Lúcia Maria Dupret (Fiocruz) e Padmanabhan Seshaiyer (George-Mason University). Para os cases, além de palestra do professor Ricardo Fragelli (UNB), são evidenciadas instituições como Google, Sesi-PR, Atari e iniciativas interessantes das instituições de ensino superior públicas do Paraná.

Realização
Importante ressaltar que o primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas foi possível graças a uma parceria entre UVPR, Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Câmara de EaD da Abruem, Sanepar, SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná), Unicentro, por meio do Nead/UAB com o portal Licon, e Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

Serviço
Conteúdo aberto do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Evento on-line e gratuito
Inscrições no site uvpr.pr.gov.br/metodologiasativas

 


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
42 3621-1095 I 42 3621-1348
Envie-nos suas dúvidas ou sugestões
nead.unicentro@gmail.com
Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
Cx. Postal 3010 - CEP 85015-430 - Guarapuava - PR