Ideias para uma Educação On-line comemora um mês com 15 cursos

O projeto Ideias para uma Educação On-line comemora um mês com 15 cursos em catálogo. Duas novas formações foram acrescentadas recentemente: Construção Coletiva de Textos e Criação de Vídeos Interativos para o Moodle, na seção de Ferramentas e Recursos. Vale ressaltar que o catálogo é constantemente atualizado com cursos abertos, gratuitos e autoinstrucionais para formação docente.

Desde o seu lançamento, pessoas de praticamente todo o país se inscreveram no Ideias: há participantes de 24 Estados e também do Distrito Federal. O relatório de acesso indica que já passam das 1.500 inscrições, e o número não para de crescer.

O projeto nasceu no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), que congrega os núcleos de Educação a Distância das universidades estaduais do Paraná, em parceria com as instituições filiadas à Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e com apoio da UAB/Capes (Universidade Aberta do Brasil).

“Creio que o sucesso representa a necessidade que professores e outras pessoas da nossa sociedade têm de formação em termos de Tecnologias Educacionais. O sucesso representa, também, a viabilidade de parcerias entre instituições para viabilização de um projeto e, ainda O Ideias é um sucesso porque está constantemente em construção, sendo que semanalmente são acrescidas formações ao nosso catálogo”, afirmou a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

O objetivo é apresentar recursos, ferramentas, metodologias e plataformas a professores (e demais interessados) para que se atualizem sobre o uso prático de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em sala de aula. Por meio da perspectiva baseada no microlearning, os cursos são breves e objetivos.

O projeto pode ser acessado pelo endereço uvpr.pr.gov.br/ideias.

Catálogo em 01/06/20:

FERRAMENTAS E RECURSOS

Google Drive
Google Forms
Web e Live
Prezi
Webquest
Loom
Gravação de Vídeos
Canva
Padlet
Construção Coletiva de Textos