Integrantes da equipe Nead/UAB publicam artigo sobre design instrucional

A coordenadora UAB Unicentro, professora  Maria Aparecida Crissi Knuppel e designer instrucional da equipe Nead/UAB e professora Manuela Pires Weissböck Eckstein publicaram um artigo intitulado “A Educação Digital mediada pelos estudos do Design Instrucional” no Video Journal of Social and Human Research.

Ambas as professoras fazem parte da equipe do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro e a intenção desse texto é debater quais as concepções de design podem ser trabalhadas nos cursos de Educação a Distância e Educação Digital.

O texto é apresentado em três partes. A primeira é referente à teoria, já a segunda acontece a defesa que considera o design instrucional e o professor como autor, na terceira parte são apresentadas atividades e produções feitas envolvendo os professores.

Segundo a professora Maria Aparecida: “a educação digital em rede e os ecossistemas educacionais trazem diferentes possibilidades de conexão e interação que vai estimular a interação entre as pessoas, conhecimento, tecnologia e dados”.

Além disso, é mostrada a importância do design instrucional e das tecnologias para ajudar a repensar as aulas, ou seja, a possibilidade de auxiliar o professor a planejar as ações educativas e que considerem a construção de ambientes diversos.

Nesse sentido, a professora Manuela afirma que o professor passa de conteudista para um professor articulador. Isso significa pensar no professor para além do conteúdo, e que leva em consideração as discussões e as maneiras de ensino e aprendizagem.

Ainda segundo a professora Manuela, “há um processo de autoria coletiva e compartilhada quando se trata de produção em rede, pois existem vários atores como coordenadores, tutores e também os alunos.

A íntegra do texto pode ser acessada ao clicar neste link. Na página também é possível encontrar publicações de outros pesquisadores brasileiros.  A revista em que o estudo foi publicado é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com a Universidade Aberta (UAb) de Portugal, que contempla artigos em texto e em vídeo

São abordados assuntos das áreas de ciências humanas, comunicação, educação e cultura numa perspectiva interdisciplinar. Além dos artigos em formato de texto também é possível assistir aos vídeos com os próprios autores falando sobre os assuntos de  cada edição.