Jogos em sala de aula: “Minecraft Education Edition” permite ao professor mais controle dos alunos no ambiente virtual

5 fev de 2016 - por: jstanczyk

A ideia de inserir jogos eletrônicos em sala de aula parece à maioria dos professores como uma faca de dois gumes. Por um lado, os alunos acostumados desde o berço com as novas tecnologias, sempre estão atentos a qualquer tipo de conteúdo trabalhado em sala desta maneira. Por outro lado, o caráter lúdico dos jogos de computador pode levar a dispersão dos alunos e a perda do foco na aula.

minecraft construções

Por ser um jogo de mundo aberto, Minecraft proporciona ao jogador inúmeras interações com o ambiente.

Pensando em soluções para isso, a Microsoft uma das empresas responsáveis pela produção do jogo Minecraft, um dos jogos mais populares no mundo, desenvolveu uma edição educativa do jogo que deve ser lançada no segundo semestre deste ano.

Minecraft é um jogo baseado na ideia de blocos de montar. Na era dos jogos com gráficos perfeitos e hiper-realistas, o jogo conquistou usuários de todas as idades ao redor do mundo devido a sua simplicidade que permite todo tipo de interação com o mundo virtual e abre inúmeras possibilidades criativas.

O professor Francisco Tupy, especialista em inovação e educação, trabalha desde 2007 com games no ensino. Após uma temporada na Ásia, Francisco voltou ao Brasil e atualmente profere palestras e orienta profissionais que queiram trabalhar com tecnologias na educação.

Francisco Tupy na sede mundial da Microsoft durante evento para falar do ensino e tecnologia educacional

Francisco Tupy na sede mundial da Microsoft durante evento para falar do ensino e tecnologia educacional.

“A edição educativa do Minecraft torna o professor uma espécie de gerente dentro do mundo virtual”, disse Francisco. Para o professor, o jogo é extremamente eficaz para o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, “O único limite é realmente a criatividade, pois podemos trabalhar desde gráficos matemáticos até fazer visitas à sítios arqueológicos construídos dentro do jogo”, completou.

Atualmente Francisco possui um canal no youtube onde compartilha ideia sobre tecnologia educacional: www.youtube.com/franciscotupy

Survival creeper

Creeper, uma das criaturas mais temidas no modo “survival”.


– Existem dois modos principais de jogo no Minecraft: survival e creative. No modo “Survival” você deve coletar materias (blocos) para se manter vivo. Seu personagem sente fome e pode sofrer ataque de criaturas a qualquer momento.
– Já no modo “Creative” o foco é construir. Você possui acesso a todos os tipos de bloco e fica livrar para fazer todo tipo de alterações no mundo virtual.

 

Pirâmide de Giza

Passeio por dentro das grandes pirâmides do Egito permite discussões sobre história e a engenharia da antiguidade.

– Vários mundos preparados para disciplinas específicas serão disponibilizados para que os professores possam baixar e aplicar em sala.
– Na edição educativa um dos principais recursos será guiar os alunos através de locais históricos, como uma saída de campo. Nessa ocasiões os alunos podem tirar fotos dentro do jogo e armazenar materiais para apresentar ao professor posteriormente.

 


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
42 3621-1095 I 42 3621-1348
Envie-nos suas dúvidas ou sugestões
nead.unicentro@gmail.com
Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
Cx. Postal 3010 - CEP 85015-430 - Guarapuava - PR