Licenciaturas retomam atividades presenciais nos polos UAB

Após dois anos de distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, as licenciaturas na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste estão retomando as atividades presenciais nos polos Universidade Aberta do Brasil.

Destaca-se que as graduações e pós-graduações via Nead UAB contam com cerca de 30% da carga horária em atividades presenciais, tais como eventos, seminários e avaliações.

As turmas de Letras Português e de Pedagogia que estão em andamento entraram na Universidade durante a pandemia, com atividades estritamente on-line. Dessa forma, os acadêmicos não tiveram ainda contato presencial com as coordenações dos polos e dos cursos, com tutores ou professores.

“Nós esperamos que, com o retorno das atividades nos polos, o vínculo entre todos os sujeitos relacionados à EaD seja maior. Assim, será fortalecido também o processo de ensino e aprendizagem, além da extensão universitária e da pesquisa”, destacou a coordenadora do curso de Letras EaD, professora Claudia Maris Tullio.

No ponto de vista da coordenadora do curso de Pedagogia EaD, professora Sandra Apª Machado Polon, é importante conhecer os alunos, bem como as suas expectativas e necessidades, a fim de estreitar laços e impulsionar o desempenho dos acadêmicos. “Eles devem se sentir parte da Unicentro”, destacou.

Pedagogia

Nos dias 14 e 21 de maio serão desenvolvidas atividades presenciais nos oito polos que ofertam Pedagogia: Apucarana, Congonhinhas, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Iretama, Laranjeiras do Sul, Londrina e Prudentópolis.

“O objetivo é realizar atividade interativa com os alunos. Pretendemos retomar alguns conceitos trabalhados nas disciplinas de Teoria e Metodologia da Alfabetização e Teoria e Metodologia do Ensino de Ciências, que são ofertadas atualmente”, explicou a professora Sandra.

Na programação desses dias consta, também, a apresentação de material pedagógico desenvolvido pelos alunos nas respectivas disciplinas.

Letras

Já uma tradição, o Ciclo de Palestras “Letras e Resistência” possibilitará aos acadêmicos a discussão a respeito de diferentes temáticas da área em que se licenciam. “As palestras presenciais, ministradas por docentes vinculados ao curso de Letras EaD, versam sobre a educação, a língua materna e a literatura no contexto do ensino”, explicou a professora Claudia.

De acordo com ela, além da oportunidade de estar em contato presencial com professores do curso, os discentes podem ter certificado de atividades complementares. “O conhecimento no âmbito da Universidade se dá para além das práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula. O aluno aprende sobre sua área quando inserido em atividades de pesquisa, como em projeto de iniciação científica, e outras atividades, tais como seminários, palestras, monitorias, extensão, congressos”, acrescentou a coordenadora do curso.

A primeira palestra será ministrada pela professora Sandra Mara da Silva Marques Mendes, que ministra as disciplinas de Língua Portuguesa I e II, com o título “Linguagem e estrutura: um olhar acerca da Fonética e da Fonologia”, estando previstos os seguintes encontros: dia 06/05 (polo Guaraniaçu), dia 07/05 (polo de Engenheiro Beltrão), dia 13/05 (polo Assaí), dia 14/05 (polo Apucarana), dia 19/05 (polo Campo Largo), dia 27/05 (polo Santo Antônio do Sudoeste) e dia 02/06 (polo Siqueira Campos).