Licon utiliza ferramenta VLibras focando na acessibilidade

A plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná implementou a ferramenta VLibras para  traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais, tornando o conteúdo disponibilizado acessível para pessoas surdas. Outro local onde a aplicação foi inserida é no Moodle administrado pelo Nead Unicentro.

O VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto.

Para utilizar o VLibras no Licon, basta selecionar o texto e então clicar no ícone da ferramenta, localizado ao lado direito da tela. Então, um avatar vai traduzir a seleção para Libras. Na parte inferior da janela, é possível pausar e alterar a velocidade.

Para a geração desses conteúdos, um dicionário de Libras foi desenvolvido pela equipe do projeto, juntamente com uma ferramenta web de construção colaborativa de sinais em Língua Brasileira de Sinais, denominada WikiLibras.

Conheça também a playlist dos vídeos em Libras no canal do Nead Unicentro no YouTube.