Nead realiza testes de uso de chromebooks em sala de aula

Buscando tecnologias para proporcionar inovação no ensino superior, o Nead (Núcleo de Educação a Distância) da Unicentro adquiriu chromebooks. Os computadores estão em fase de teste com alunos e docentes, a fim de promover experiências produtivas de ensino e de aprendizagem. A proposta é lançar um projeto consolidado no segundo semestre de 2019.

Teste com turma do curso presencial de Pedagogia no campus Santa Cruz

Esta semana, uma turma de estudantes do 4º ano do curso presencial de Pedagogia aprendeu a acessar os aparelhos e utilizá-los nas atividades de Estágio, sob a supervisão da equipe de TI (Tecnologia da Informação) do Nead e da professora responsável pela disciplina, Manuela Pires Weissbock Eckstein, que também é assessora da área de programas e projetos no Nead.

Chromebooks
Pensados principalmente para serem utilizados em ambientes online, os chromebooks se baseiam em aplicativos da web. Esses notebooks possuem configurações simples e são leves, pois privilegiam o salvamento de arquivos na nuvem. São muito rápidos, podem ser levados para sala de aula de maneira prática, pois ficam disponibilizados em um gabinete de recarga, e têm um desempenho de bateria para 12 horas. Dessa maneira, se tornam boas opções para o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

Chromebooks possibilitam trabalho colaborativo em sala de aula

Tendências
Para a coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, um dos destaques apresentados nos Relatórios Horizon Report, que divulgam as principais tendências educacionais no mundo, respectivamente nos anos de 2017 e 2018, são os chamados Bring Your Own Device”/BYOD, que significa “traga seu próprio dispositivo para sala de aula”.

Desta forma, o chromebook, como dispositivo para a sala de aula, é uma tecnologia que facilita o trabalho colaborativo e participativo entre professores e alunos que participam de ambientes virtuais de aprendizagem, tendo a possibilidade de armazenar todo o conteúdo produzido na nuvem, fazendo com que o estudante crie sua plataforma individual de aprendizagem ou uma biblioteca pessoal.

Ainda segundo a professora, os primeiros chromebooks foram adquiridos para o Laboratório Licon do Nead para o uso de professores e alunos dos cursos presenciais. “Acreditamos que, paulatinamente, e com apoio de parcerias, novos chromebooks serão adquiridos para inovação no ensino superior nos diferentes campi e campus avançados da Unicentro”, acrescentou.

Outros testes serão realizados nos próximos meses com a finalidade de ajustar detalhes de acesso.