Nova edição do curso de Cooperativismo Solidário e Crédito Rural reforça parceria entre Unicentro e Cresol

A especialização passou por mudanças na carga horária e nos conteúdos

Mesa de honra composta por representantes da Unicentro e da Cresol

Nesta terça-feira (7), foi realizado na sala de eventos do campus Santa Cruz, a aula inaugural do curso de especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. Esta é a segunda vez que a Unicentro e a Cresol trabalham juntas para levar formação aos colaboradores da cooperativa.

Estiveram presentes no evento várias autoridades da comunidade universitária e da cooperativa que assinaram o termo definitivo de parceria entre as instituições. Após a assinatura, o diretor-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, trouxe para a aula magna uma análise do panorama econômico brasileiro na atualidade.“Fala-se muito em crise e embora eu não goste muito deste conceito é preciso reconhecer que vivemos uma instabilidade econômica e política, meu objetivo é produzir uma reflexão sobre o papel do cooperativismo nessa conjuntura”, disse Cledir.

Os alunos dessa oferta são oriundos de três centrais de cooperativa: uma com sede no Paraná, outra no Rio Grande do Sul e outra na Bahia. Estas centrais compõem a chamada Confederação Cresol que possui 560 agências e cerca de 460 mil associados em 15 estados brasileiros.

Assim como na primeira turma, o curso será ofertado novamente na modalidade a distância (EaD). “A demanda da Cresol sempre foi de oferecer algo que pudesse abranger vários estados, por isso a escolha pela modalidade”, afirmou a professora Zoraide da Fonseca Costa, coordenadora do curso. No entanto, nesta edição houveram algumas mudanças para adequar melhor o conteúdo à necessidade dos alunos. O curso passa a ter duração de 18 meses, incluindo o período para produção do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Cledir Magri, diretor-presidente da Cresol Confederação

A especialização é resultado do esforço conjunto de três agentes principais: o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), o departamento de Ciências Econômicas e o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead). “A necessidade de formação dos colaboradores foi levantada pela própria cooperativa Cresol e a partir disso levamos esta demanda até o departamento de economia que assumiu a oferta. Já o Nead tem a função de gestão do processo, voltado principalmente para o desenvolvimento de ferramentas e da gestão acadêmica e administrativa”, explicou a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Nead.

Vários alunos da edição anterior estiveram presentes no auditório, entre eles Rosilda Chicora, gerente da agência Cresol de Candói. “O curso foi bastante proveitoso, nos fez repensar vários elementos do nosso cotidiano”, afirmou. Sobre a linha de estudos que seguiu em seu trabalho de conclusão, Rosilda comentou: “Fiz com foco em sustentabilidade no cooperativismo, pois vemos muitos se dispersando e indo apenas para o lado financeiro, tentando competir com os bancos. Por isso trabalhei a questão da solidariedade e sustentabilidade que é o foco do cooperativismo”.

Para José Vandresen, coordenador do Infocos, o resultado obtido com os trabalhos de conclusão foi essencial para que a segunda oferta pudesse ser realizada. “Fechamos a primeira turma com 168 alunos que entregaram seus trabalhos de conclusão, ou seja, são 168 estudos de caso sobre o sistema Cresol, com impacto direto nas cooperativas”, afirmou.