Núcleo de Educação a Distância ministra oficinas em universidade no Paraguai

IMG_1310

Nessa quinta (25) e sexta-feira (26), membros do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) estarão na Universidad Nacional del Este (UNE), em Ciudad del Este, no Paraguai, para ministrar oficinas sobre a modalidade de ensino para a instituição. A Unicentro foi convidada para essa tarefa depois do encontro dos reitores da Zicosur, no ano passado, em que foi estabelecido um primeiro contato com a universidade paraguaia. Desde então, a Unicentro organizou uma equipe de profissionais que atuam na educação a distância (EaD) para que, através de oficinas e minicursos, possam auxiliar a UNE a também se consolidar nessa modalidade de ensino.

De acordo com a coordenadora do Nead, Maria Aparecida Knuppel, as oficinas terão temáticas que vão desde a legislação de como se estrutura um curso, incluindo seu projeto pedagógico, passando pela questão acadêmica, de materiais didáticos, mídias, tecnologias de informação e comunicação, até a parte financeira. “A UNE tem uma carência de tudo na EaD ainda, de como se organiza tudo isso. Ficaremos à disposição deles mantendo um diálogo para tirarmos as suas dúvidas nesse processo”, conta.

As ações do Nead da Unicentro com outras universidades estrangeiras ainda vão além. A Unicentro quer criar um Centro de Línguas em EaD. “Em um primeiro momento queremos proporcionar aulas de português para estrangeiros e de espanhol para brasileiros, mas também existe a possibilidade de que professores nossos ministrem cursos de língua portuguesa em outro país e professores de fora ministrem cursos de língua espanhola aqui, num processo de intercâmbio”, explica a coordenadora do Nead.

A professora Ariane Pereira, que irá ministrar uma oficina sobre a importância da comunicação institucional na EaD, acredita que o fato da Unicentro ser chamada para auxiliar outra universidade a consolidar seu sistema de educação a distância é motivo de reconhecimento pelo trabalho que tem feito até aqui. “É o reflexo da comunidade acadêmica, externa a Unicentro, à expertise que a universidade adquiriu ao longo da última década na EaD. Cada vez que repensamos o modo como trabalhamos, fazemos uma crítica a nós mesmo e essa é uma oportunidade para que nosso trabalho também seja enriquecido”, comenta.