Núcleo de Educação a Distância participa de processo de internacionalização da Unicentro

Comitiva do Nead esteve no Paraguai capacitando professores para a implantação da EaD

IMG_0076Uma comitiva formada por sete professores e funcionários da Unicentro ligados ao Nead (Núcleo de Educação a Distância), esteve na UNE (Universidade Nacional do Leste), em Cidade do Leste, no Paraguai. Eles foram até lá para ministrar oficinas sobre a implantação da EaD para representantes de todas as unidades acadêmicas da instituição paraguaia. “Nós trabalhamos várias oficinas para demonstrar o cotidiano da educação a distância – desde a preparação de materiais até a dinâmica do aspecto financeiro de manutenção, a questão da comunicação, de como levar a educação a distância para que as pessoas conheçam, façam a adesão por essa modalidade, também como uma forma de democratização do ensino. Então, a gente passou pra eles, de uma forma muito rápida, os principais procedimentos que nós adotamos na modalidade”, explicou a coordenadora do Nead/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

O convite foi feito pelo Escritório de Relações Internacionais da universidade paraguaia. Isso porque o país ainda não conta com a modalidade de ensino a distância e a UNE quer estar preparada para quando a EaD for regulamentada, como explica o diretor de relações internacionais, Rolando Segovia. “É um eixo muito importante pra nós, o Paraguai, hoje em dia, está fazendo as normativas legais da educação a distância. Então, a Universidade Nacional de Leste, aqui da Cidade de Leste, vai formar uma equipe que esteja preparada para esse momento em que a legislatura nacional permitir que estejamos fazendo esse trabalho”.

IMG_0105A importância da preparação antecipada para a educação a distância, tendo em vista uma futura possível regulamentação, também foi destacada pela diretora acadêmica da Universidade Nacional de Leste, Rosa Medina. “Em nosso país não está normatizada, ainda, a educação a distância. E nós queremos nos preparar para quando chegar o momento de oferecer essa alternativa tão valiosa para a aprendizagem, que dá oportunidades a muitas pessoas que não têm a possibilidade de chegar até nossas universidades”.

E foi pensando nessa preparação antecipada que a UNE convidou a Unicentro a dividir sua expertise, adquirida ao longo da última década, na modalidade de ensino a distância. “Nosso objetivo é trazer uma equipe qualificada, uma equipe com credibilidade na educação a distância como é a equipe da Unicentro. E, a partir da experiência que tem a Unicentro, começar a formar aqui uma equipe que possa desenvolver as bases para a educação a distância na Universidade Nacional de Leste”, detalhou Rolando Segovia.

A escolha pelo Nead se deu por várias razões. Uma delas é que as duas universidades são públicas. Além disso, Unicentro e UNE são filiadas ao Zicosur Universidades, grupo composto por universidades do cone sul. “Em primeiro lugar”, salientou Rosa, “pela experiência que a Unicentro tem neste âmbito de trabalho educativo, também é uma universidade estadual como a nossa e porque a UNE se perfila com um trabalho relacionado à educação a distância”.

Prof. Simão Ternoski, setor financeiro do Nead

A parceria entre a Universidade Nacional de Leste a Unicentro teve início no primeiro semestre do ano passando, quando o congresso do Zicosur Universidades foi realizado em Guarapuava. Na ocasião, reitores, diretores de escritórios de relações internacionais e diretores de comunicação conheceram a estrutura do Nead. Durante essa visita, a UNE já demonstrou interesse pela modalidade de ensino a distância e discutiu a possibilidade de que a Unicentro acessorasse a universidade paraguaia na implantação da EaD. Assim, ainda em 2014, uma equipe do Nead esteve em Cidade de Leste para planejar ações de sensibilização da comunidade acadêmica da UNE para a modalidade a distância. Foi nessa reunião que ficou acertada a realização das oficinas. Agora, com a realização do curso, novas ações já foram decididas.

Para o professor Rolando, “este é o início. A partir de agora, a gente vai trabalhar para poder levar à Unicentro uma equipe nossa para poder conhecer melhor a plataforma, a parte acadêmica, administrativa e de comunicações da educação a distância da Unicentro”. Essa visita técnica deve ser realizada entre agosto e setembro. “Nesse período”, descreve Cida, “eles farão uma imersão nos setores pra ver o desenvolvimento de todo o trabalho – ficarão em alguns cursos, no setor de vídeos, no setor de comunicação, no setor de produção de materiais – para que sintam como é, realmente, o dia a dia da modalidade”.

Prof. Anderson Costa, setor de vídeos do Nead

Durante a visita da comitiva da Unicentro à UNE, também foram estabelecidas metas de médio prazo. Segundo a coordenadora do Nead, elas devem ser colocadas em prática após a vinda da comitiva paraguaia. “A gente vai trabalhar um curso pra eles, um curso de como fazer educação a distância via distância. Ou seja, um curso de como trabalhar com EaD – quais as metodologias, quais os encaminhamentos – via EaD mesmo. Então, a gente vai elaborar um curso de extensão para trabalhar com a comunidade da UNE”.

Para a Unicentro, a procura do Nead por universidades de outros países é uma contribuição para o processo de internacionalização da instituição. Já para o Núcleo de Educação a Distância essas parcerias contribuem para a consolidação da EaD internamente, como explica a professora Cida. “A partir do momento que nós levamos essa experiência, nós também refletimos sobre o que estamos fazendo e voltamos com outro olhar para cada vez melhorar mais nossa metodologia em EaD”.

Mais fotos:

IMG_0141IMG_0139 IMG_0136IMG_0143IMG_0142IMG_0137