Número 6 da Revista Aproximação traz análises e experiências

Foi lançada nesta segunda-feira, 2, a edição 6 da Revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade. O número traz oito artigos e uma entrevista, abordando com destaque o Dossiê “Análises, Tecnologias e Experiências”. Ao todo, são 14 autores e 126 páginas. Destaca-se, nesta edição, a participação de egressos de cursos da modalidade EaD da Universidade Estadual do Centro-Oeste, revelando também o potencial dos estudantes na pesquisa acadêmica.

O curso de especialização MBA em Estratégias Cooperativas da Unicentro, que foi ofertado em parceria com a Cooperativa Cresol, é analisado ponto a ponto; assim como uma das disciplinas ofertadas no curso de Letras Português EaD, que utilizou textos multimodais em sua produção e passa por uma observação atenta. Essa graduação ofertada via sistema UAB – pauta de um artigo sobre políticas educacionais – formou a sua primeira turma em 2021 e alcançou a nota máxima no processo de reconhecimento. De tal modo, há uma preocupação em observar profundamente a modalidade e suas práticas, a fim de aperfeiçoar constantemente o trabalho desenvolvido.

Na entrevista do número atual, a pesquisadora Ilka Serra (UEMA) compartilha as suas experiências a partir da plataforma Eskada, que tem se destacado na oferta de cursos abertos on-line tanto no Brasil quanto no exterior, com um catálogo diversificado e parcerias que ampliam a visibilidade da importância da Universidade pública. A perspectiva da educação aberta é destacada nessa conversa, trazendo a relevância de as instituições de ensino superior investirem na oferta de cursos com diferentes abordagens para a comunidade.

A Revista Aproximação é editada no âmbito do Núcleo de Educação a Distância e existe desde 2019.

Acesse aqui.

Simão Ternoski
Vanêssa de Cássia Oliveira, Marisa Schneckenberg
Nadia Cristina Weiss Pires, Maria Aparecida Crissi Knuppel