O que os candidatos à presidência pensam sobre a EaD

Foto: Divulgação

As eleições do segundo turno se aproximam e o embate de propostas dos candidatos para a presidência do país permeia as discussões nos mais diversos setores da sociedade. Dentro do ambiente de Educação a Distância a história não é diferente e alunos, professores, tutores e todos os envolvidos no processo de EaD, e na educação de uma forma geral, discutem as propostas educacionais de Dilma (PT)  e Aécio (PSDB).

Mas quais as propostas de ambos os candidatos a respeito da Educação a Distância no país? Nós procuramos nos plano de governo de cada candidato e nas propostas para a educação o que Dilma e Aécio tem a dizer sobre esta modalidade de ensino:

Dilma- Em seu plano de governo a candidata do PT afirma que continuará com os investimentos e programas que objetivam a democratização do ensino, dentre os quais a UAB (Universidade Aberta do Brasil) , e trabalhará também na qualificação do ensino.

A candidata também reafirma os investimentos em educação previstos no PNE -2014( Plano Nacional de Educação) e também oriundos de 75% dos royalties do pré –sal.

Relacionado às TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) a candidata propõe investimentos que garantam a universalização da internet. O que irá permitir que mais pessoas tenham acesso a internet com velocidade entre 25 e 40 Megabytes,  promovendo também a educação por ambientes virtuais.

Em entrevistas recentes, a candidata comentou também sobre o ensino a distância auxiliando na educação no campo.

Aécio– O candidato do PSDB tem como pilares de suas propostas educacionais a melhoria nos salários dos professores; a integração entre cultura e educação; a melhoria das estruturas físicas das escolas e a reformulação dos currículos do Ensino Médio, com disciplinas básicas e especificas.

Aécio prevê também o uso de 7% do PIB para a educação até 2019 e um programa de incentivo a conclusão do ensino superior, com ações de incentivo a moradia e alimentação para estudante.

O ex governador de Minas defende também o uso de TICS na educação e inclusão de pessoas com deficiências. Em seu plano de governo consta também o estimulo ao uso pedagógico das TICS e o apoio aos cursos a distância relacionados com a formação de professores.

Aécio ainda comenta sobre o uso de cursos a distância na formação de policiais militares.