Palestras ressaltam cuidados com saúde física e mental durante pandemia

Via Unicentro

Cuidar da saúde física e mental tem sido ainda mais importante em tempos de pandemia. Preocupada com o bem-estar dos agentes universitários da Unicentro, a Direção do Campus Irati, em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e com Nead (Núcleo de Educação a Distância)/Coordenação UAB, promoveu um ciclo de palestras com a temática “Qualidade de vida: boas práticas durante a pandemia”.

A diretora do Campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, comenta que o evento, realizado virtualmente, contou com o auxílio Licon, que é o Portal do Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância da universidade, o Nead. “Estamos preocupados com a questão da saúde. Neste sentido, é que surgiram algumas ideias. Nós merecemos eventos relacionados a isso – com a preocupação com a qualidade de vida”.

“Quando criamos o Licon foi pensando que ele poderia ser um lugar que abrigasse cursos, eventos, projetos e parcerias”, afirmou a coordenadora UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

Foram três dias de evento com discussões em torno de temas como a organização da rotina e a inclusão de hábitos saudáveis para manter a mente e o corpo sãos durante o período de isolamento social. O ciclo de palestras sobre qualidade de vida na pandemia marca a retomada de ações desenvolvidas pelo Provars, que é o Programa de Valorização e Relacionamento dos Servidores da Unicentro. “Por meio desse programa são ofertadas agendas relacionadas, de um lado, à aspectos técnicos de qualificação do nosso corpo de servidores e, de outra parte também, agendas que se voltam à qualidade de vida. São as duas frentes de atuação do programa. Este programa veio ganhando uma nova dimensão no decorrer dos anos e, atualmente, ele se volta não apenas para os agentes universitários da universidade, mas também para docentes, com algumas agendas, inclusive, envolvendo os nossos estagiários”, explica o pró-reitor de Recursos Humanos da universidade, Robson Ferrás.

Uma das palestras abordou, especificamente, os reflexos da saúde mental em tempos de pandemia. O assunto foi conduzido pela psicóloga da Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, Janaína Blanski, que fez algumas considerações sobre como nossos hábitos do dia a dia interferem no bem-estar emocional e, consequentemente, nos níveis de rendimento de tarefas como trabalho e estudos. “Todos nós podemos, dentro das nossas possibilidades claro, dentro do que cada um tem no seu ambiente familiar, buscar reorganizar as rotinas. Então, nós temos que nos readequar porque o panorama agora é outro. Nós precisamos procurar, dentro dos nossos meios, uma rotina de sono, uma rotina de alimentação, a atividade física também é muito importante, porque nos ajuda na parte mental, melhora nosso nível de ansiedade, a nossa noite de sono. Quanto melhor nós estivermos emocional, psiquicamente, mentalmente, melhor nós vamos conseguir lidar com as dificuldades, com os desafios das nossas vidas”, recomenda Janaína.

Para abordar mais detalhadamente a adoção de rotinas saudáveis, o evento on-line também contou com a palestra “Hábitos alimentares em período de pandemia: o que mudou e o que precisa mudar?”, ministrada pela professora Angélica Rocha, do Departamento de Nutrição da Unicentro, e com as contribuições do professor Paulo Roberto Machinski, do Departamento de Educação Física, que palestrou sobre “A importância da prática de atividade física em tempos de pandemia”.

Um dos agentes universitários que participou dessas atividades do Provars foi o Diego Luis Venâncio. “Esse tipo de evento ajuda muito a gente a entender o que está acontecendo e começar a repensar a situação que estamos vivendo. Porque é uma situação totalmente nova. Então, é muito positivo esse evento. Hoje, a gente consegue dar conta, com um pouco de organização, de todas as fases dos trabalhos que a gente tem que fazer, conseguindo conciliar a maioria deles. Mas é claro que não é fácil, é uma constante adaptação”.

As palestras do evento “Qualidade de vida: boas práticas durante a pandemia” podem ser conferidas no canal do YouTube da Coordenadoria de Tecnologia e Informação do campus Irati da Unicentro.

A certificação é exclusiva aos agentes que se inscreveram no evento e participaram das avaliações na plataforma Licon.