Paraná lança residência técnica em Inovação para setor público

23 set de 2021 - por: shorst

O Governo do Estado lançou o processo de seleção para 92 residentes técnicos na área de Inovação, Transformação Digital e E-Gov. O objetivo é contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no setor público. A iniciativa é desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, contando com participação da Universidade Virtual do Paraná – da qual o Nead faz parte – em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste. Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Poder Executivo estadual, localizados na capital e em sete cidades do interior do Paraná.

A coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, destaca o caráter inovador do programa, que auxilia no aperfeiçoamento prático e teórico de profissionais recém-formados em diversas áreas e também de servidores efetivos. “Essa iniciativa governamental tem impacto direto na qualificação do Setor Público, refletindo em melhoria nos serviços ofertados para a população”, afirma. Ela explica que o Governo do Estado tem o desenvolvimento de ambientes de inovação como tema prioritário, com foco no fortalecimento e na ampliação de mecanismos, que tornem a máquina pública mais eficiente, para trazer mais agilidade e qualidade de vida para a população.

O programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov contempla categorias profissionais de várias áreas do conhecimento: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Comunicação; Contabilidade; Design; Direito; Economia; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia da Produção; Engenharia Florestal; Estatística; Gestão Pública; Secretariado; e Tecnologia da Informação. Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse, conforme especificadas no edital, no período de novembro de 2019 a outubro de 2021.

Os classificados serão matriculados no Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, ofertado pela Unicentro. A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 horas semanais, compreendendo o período de segunda a sexta-feira. Já a carga teórica do curso de especialização será realizada, majoritariamente, em ambiente digital. Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900, e auxílio transporte, pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para o mês de novembro.

As inscrições para o Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov seguem abertas até o dia primeiro de outubro de 2021.

Acesse o edital


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

    Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
    (42) 3621-1348
    Envie-nos suas dúvidas
    nead@unicentro.br
    Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
    Cx. Postal 3010 - CEP: 85015-430 - Guarapuava (PR)