Paraná promove curso de aperfeiçoamento sobre extensão universitária

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), promove um curso de aperfeiçoamento sobre ações para extensão no ensino superior. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre as transformações sociais e político-pedagógicas da sociedade para estimular e desenvolver novas propostas de extensão para as instituições de ensino superior.

O curso é gratuito e oferta 500 vagas destinadas para docentes, servidores estaduais e profissionais ligados às instituições parceiras. As aulas serão ministradas na modalidade da educação a distância, terão início no dia 04 de maio e seguem até novembro deste ano.

A professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Edina Schimanski, que coordena o curso, explica que a extensão é importante para reduzir a distância entre a universidade e a sociedade. “Sabemos que a extensão é capaz de transformar não só espaço universitário, mas também a comunidade. Ou seja, a extensão é uma forma da universidade chegar até a comunidade”, frisa.

As atividades de extensão realizadas pelas universidades são desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento e proporcionam ações pontuais, como eventos, ou de maior prazo, como cursos de desenvolvimento sustentável e língua portuguesa para migrantes.

Atualmente, nas universidades estaduais do Paraná a extensão é feita por meio de mais de mil cursos, projetos e eventos que atendam ou proporcionam serviços para a população de forma direta e indireta. Um exemplo de ação extensionista é a Chamada Pública 09 Covid-19, que reuniu ações que intermediaram diversos serviços para a população por meio das universidades.

Uma das atividades foi o atendimento, via telefone e por meios digitais à população, voltado ao esclarecimento de dúvidas e à prestação de orientações relacionadas à prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus.

APERFEIÇOAMENTO – O “Curso de formação para ações articuladoras do tripé ensino, pesquisa e extensão nas universidades paranaenses” é um projeto da Seti, em parceria com as instituições estaduais de ensino superior e coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) será a instituição responsável pela gestão do conteúdo no ambiente online.

O projeto terá apoio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da UEPG para a produção dos módulos com conteúdos do curso. A formação terá 180 horas distribuídas em sete módulos temáticos.

A coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel, destaca a atuação em rede das instituições. “Nós temos a participação das sete universidades estaduais na elaboração desse projeto. É um projeto em rede, e é o tipo de projeto que a Universidade Virtual do Paraná vem fazendo porque ela congrega esforços de todas as nossas universidades em prol de uma ação efetiva”, diz.

SERVIÇO – As inscrições estão abertas até 24 de abril e a seleção acontece por ordem de inscrição. O acesso ao edital é por meio deste link. Podem se inscrever estudantes, técnicos e docentes de instituições públicas ou privadas, além de professores da rede pública do Ensino Fundamental. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail tripeextensao@ead.uepg.br.

*As informações deste texto são da Agência Estadual de Notícias (AEN). A imagem destacada foi feita pela Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)