Perto de completar um ano, Licon chega aos 4.300 inscritos

A Plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro vai completar um ano no mês de maio de 2020. O portal oferece cursos abertos autoinstrucionais, concentra notícias e recursos educacionais livres, hospeda eventos online, bem como outros projetos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do Nead. Em março, são 4.330 inscritos.

Somente os cursos abertos já emitiram 1.540 certificados no sistema da universidade, distribuídos entre as opções disponíveis na plataforma. Outro destaque do Licon foi o Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas, que teve 1.370 participantes em sua etapa virtual, realizada no fim do ano passado. Um marco de inovação e interatividade, com discussões importantes a respeito da formação docente.

Administrado pela equipe da Coordenação de Programas e Projetos do Nead Unicentro, o Licon conta com suporte técnico da equipe de Tecnologia da Informação e tem planejado novidades e ampliação do catálogo de cursos para os próximos meses.

MOOCs

Os MOOCs (massive open online courses) são interessantes por possibilitarem o acesso a temas pertinentes de maneira autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, gerando autonomia e despertando o interesse dos alunos para temas que complementam a formação. Também fazem o trabalho desenvolvido pela Unicentro atravessar fronteiras de estados ou países.

Os cursos abertos do Licon que chamaram mais a atenção dos alunos foram: Gestão Educacional (248 concluintes), Alfabetização na perspectiva do letramento (226), Princípios teóricos e metodológicos da didática (208) e Educação especial e inclusão escolar (201).

Repositório

Os materiais didáticos produzidos no âmbito dos cursos da modalidade Educação a Distância são disponibilizados no Repositório Institucional do Nead Unicentro. Assim, servem de apoio para estudos e fonte de pesquisa para qualquer pessoa, retornando ao cidadão o investimento feito na educação pública.

Visite o Licon.