Plataforma Licon do Nead/Unicentro: um espaço de livre conhecimento

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná criou a Plataforma Licon, uma inovação que pretende congregar projetos, dar visibilidade a recursos educacionais e formar pessoas de qualquer lugar do mundo em cursos conectivos.

A sigla vem de “livre conhecimento” e lança o Nead/Unicentro para além da comunidade EaD da instituição de ensino, pois concentra cursos abertos e livres com validação e/ou certificação de carga horária; formação em Educação a Distância e um repositório de recursos educacionais abertos. Tudo ao acesso de todos.

Por ser um espaço colaborativo, o Licon receberá propostas de formações sem limites geográficos. A produção será coletiva com vistas a uma aprendizagem significativa. Afinal, o uso da tecnologia deve estreitar laços, aproximar pessoas e lançar novos desafios.

A inspiração para o projeto está em plataformas de outras universidades que disponibilizam cursos online massivos. No entanto, avança no sentido de possibilitar que professores e alunos possam se tornar, também, autores de conteúdos. A abertura a ofertas externas ocorrerá por meio de cadastro de propostas.

Pensando nessa questão, o Primeiro Laboratório LAB/FAB da Unicentro será lançado também em 2019 – no campus Santa Cruz, em Guarapuava (PR) – se caracterizando como um espaço estruturado para que as pessoas possam produzir materiais didáticos digitais com qualidade e orientação.

A Plataforma Licon contempla quatro frentes principais:

a) cursos abertos e livres em um catálogo que será atualizado constantemente com o recebimento de novas propostas de professores da Unicentro e de outras instituições;

b) cursos voltados para a Mobilidade Virtual, em um primeiro momento envolvendo as faculdades e universidades vinculadas à Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), por meio da oferta de cursos livres, de disciplinas de formação específica, como Inclusão e Acessibilidade, Educação Ambiental, entre outras e, também, com disciplinas regulares pertencentes a diferentes cursos, que podem ser cursadas por estudantes de outras universidades. Esta ação faz parte do Projeto Abruem Aprender, o qual está em fase de implantação e validação nas IES participantes;

c) formação em Educação a Distância, espaço destinado para a capacitação de docentes e tutores envolvidos com o Nead Unicentro;

d) espaço para o Repositório de Recursos Educacionais Abertos do Nead/Unicentro.

O Licon vem sendo pensado e construído desde 2018. Agora chega o momento de dar corpo a esse sonho. Acesse e compartilhe, proponha cursos, faça parte dessa plataforma que foi criada para ser coletiva!