Polos UAB do Paraná participam de encontro com a Capes em Brasília

Coordenadores de polos UAB do Paraná na CAPES Foto: Sueli Gonçalves/ Polo UAB Apucarana

No início de setembro gestores de polos UAB paranaenses estiveram em Brasília (DF) para participar de um encontro promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com os polos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil.

Na ocasião, estiveram presentes a presidente do Fórum Estadual dos Polos UAB do Paraná (FecoUABPR), Sueli Gomes Reis Gonçalves (Apucarana), o representante da região sul no Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, Edilson (Foz do Iguaçu), dentre outros coordenadores de polos do Estado.

Sueli aponta para a importância dos polos UAB onde “os polos têm papel fundamental para o crescimento da educação a distância, principalmente no interior do estado, uma vez que mantém contato direto com alunos (matriculados e novos), universidades que estão ofertando cursos e com os tutores.”

No encontro foram discutidos pontos sobre o papel dos polos UAB no fortalecimento do ensino superior na modalidade EaD, principalmente fora dos grandes centros. Durante o evento, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, reforçou que “a Universidade Aberta do Brasil é um sistema inovador. A chegada de um polo UAB é transformadora e por isso cria raízes e ninguém tira de lá”. Além disso, ela afirmou que o sistema UAB terá o apoio da entidade no que for possível.

Os polos têm um papel muito importante em todo o processo, já que mantêm relações com os alunos matriculados e novos alunos; instituições que estão ofertando cursos, tutores e todos aqueles que fazem parte da educação a distância. Isso fica evidente quando Inácio Arruda, secretário para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), afirmou que “a oferta de educação de qualidade só é possível com essa colaboração ativa e permanente de um processo de luta constante para que a gente possa alcançar o estudante em um esforço exitoso”.

*com informações da Capes