Especialização em Libras

23 ago de 2016 - por:

Sobre o curso

O curso de Especialização em Libras da Unicentro se apresenta como um aparato técnico e eficaz para o enfrentamento e superação das barreiras comunicacionais da comunidade surda, voltado, assim, às reais necessidades desta clientela, visando possibilitar alguns encaminhamentos para o desenvolvimento da comunicação através da língua brasileira de sinais, tendo em vista a dificuldade da comunicação, expressão, interpretação, falta de informação e do conhecimento do vocabulário, na inclusão do surdo no ambiente escolar.
O desenvolvimento do referido curso é importante para aprendizagem da língua de sinais, na medida em que incentiva gestores pedagógicos e docentes do ensino fundamental e médio, gestores de instituições não escolares, docentes do ensino superior, graduados da importância da interação entre a língua materna dos surdos, sua primeira língua (L1) e o processo do ensino aprendizagem em língua portuguesa, sua segunda língua(L2), articulando-as no desenvolvimento de uma efetiva aprendizagem da cultura e identidade surda.

 

Objetivo

Contribuir para a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, com a finalidade de facilitar a inclusão do surdo no ensino regular, promovendo assim, a comunicação entre o professor e o aluno surdo, facilitando a socialização e a convivência da pessoa surda com a comunidade escolar.

 

Ementário 

PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE EAD
Educação a Distância: aspectos históricos e sociais; novos conceitos, papéis e oportunidades; métodos de autoaprendizagem; metodologia do programa Unicentro de Pós-Graduação EaD.METODOLOGIA DA PESQUISA
Abordar uma Metodologia e Didática do Ensino Superior requer uma ampla reflexão histórica sobre a invenção da educação na idade moderna, bem como sobre sua reinvenção na sociedade contemporânea. Faz-se necessário uma análise dos elementos constituintes do discurso educacional e seus elementos derivados, tais como: o planejamento educacional, o currículo, o plano de ensino e as diferentes subjetividades constituídas na ação do ensinar e aprender.DIDÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS
Orientações do MEC sobre LIBRAS. O ensino de língua de sinais e a diversidade textual sinalizada. A experiência visual: educação infantil e ensino fundamental. O currículo na educação de surdos. Propostas de ensino para educação de surdos. Didática e dinâmica na aula com surdos. Materiais didáticos e o ensino da língua de sinais. Atividades prática de ensino da língua de sinais.FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO DE LIBRAS
Conceitos e tipologias da tradução. Problemas teóricos e práticos da Tradução. Estudos da Tradução. A mediação do conhecimento através do intérprete de língua de sinais. O intérprete de língua de sinais na sala de aula. Intérprete de língua de sinais na sala de aula na educação de surdos. Técnicas de tradução no espaço educacional.

LIBRAS I
A língua de sinais como fator fundamental para gerar competências na comunicação no âmbito da educação e da cultura que envolvem a comunidade surda.

LIBRAS II
Conceituação e estruturação da língua de sinais – LIBRAS. A importância da LIBRAS para o surdo. Sistema de classificação da LIBRAS e classificadores. Principais parâmetros da LIBRAS: alfabeto manual, pronomes, substantivos, verbos e construção frasal; numerais ordinais e cardinais; quantidade; sistema monetário; calendário (noção de tempo); formas geométricas e orientação espacial no emprego da LIBRAS. O processo de formação de palavras na LIBRAS.

LIBRAS III
O uso da LIBRAS: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica em situações discursivas formais, pronomes pessoais e possessivos, expressões interrogativas e prática do uso da LIBRAS em situações discursivas mais formais que envolvam; sistema familiar, sistema escolar e diálogos em língua de sinais.

LIBRAS IV
As diferentes Línguas de Sinais e sua estrutura linguística como língua minoritária nos contextos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.

LIBRAS V
Aspectos linguísticos e teóricos da Língua Brasileira de Sinais no desenvolvimento da comunicação bilíngue na formação de professores, envolvendo práticas sociais e educacionais com o uso da fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática no ensino.

Matriz curricular

Princípios e Práticas de EaD – 30h
Metodologia da Pesquisa – 30h
Didática e Educação de
Surdos – 60h
Fundamentos da Interpretação e
Tradução de Libras – 60h
Libras I –  60h
Libras II – 60h
Libras III – 60h
Libras IV – 60h
Libras V – 60hConfira aqui a aprovação do curso.

 

Coordenação

Coordenadora do curso:
Profª Elenir Guerra
especializacaolibras@gmail.com

 

Polos UAB
Oferta 2022

Bituruna, Campo Largo, Curitiba, Faxinal, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Londrina, Pontal do Paraná, Santo Antonio do Sudoeste e São João do Ivaí.

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES AQUI.


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

    Segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h
    (42) 3621-1368
    Envie-nos suas dúvidas:
    nead@unicentro.br
    Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
    Cx. Postal 3010 - CEP: 85015-430 - Guarapuava (PR)