Professores argentinos conhecem as estruturas da Educação à Distância da Unicentro

13 maio de 2015 - por: knuppel

DSC_8272

Na última sexta-feira (8), uma comitiva de professores argentinos da Universidad Nacional de Misiones (UNAM) visitou a Unicentro e conheceu um pouco mais do seu sistema de Educação à Distância (EaD). O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro apresentou as metodologias, os suportes, os cursos e a estrutura que adota para a EaD. Os argentinos atualizaram o conhecimento que já tinham sobre a modalidade de ensino com o objetivo de implantar o modelo na instituição deles.

A comitiva argentina foi recebida pela equipe do Nead ao longo da manhã, quando os visitantes percorreram as principais estruturas da Educação a Distância (EaD) da Unicentro. A UNAM ainda não tem investimentos em EaD e poderá utilizar o modelo da Unicentro como referência. A delegação do país vizinho era composta pelos professores Rubén Zamboni, Carlos Garcia da Rosa, Gustavo Irala, Marcelino Garcia, Omar Silva e José Luís Monte, todos eles vinculados à área de Comunicação Social. Carlos Garcia é também presidente da Federação Argentina das Carreiras de Comunicação Social (Fadeccos), que reúne cerca de 30 universidades daquele país.

Segundo o vice-diretor do Setor de Ciências Humanas e Ciências Sociais da UNAM, Rubén Zamboni, é importante poder contar com uma experiência como a da Unicentro, que completa dez anos de implantação de Educação à Distância, para poder aperfeiçoar o modelo que tinham. “Agora o que buscamos é voltar a estabelecer a EaD, mas há uma necessidade de nos atualizarmos com as novas tecnologias e as novas metodologias de trabalho”, comenta.

A coordenadora do Nead da Unicentro, Maria Aparecida Knuppel, acredita que além da universidade ser uma espécie de madrinha para o novo sistema de EaD que os argentinos desejam implantar, houve também uma grande troca de conhecimento na ocasião. “Para nós é um grande prazer porque é um grande aprendizado: eles têm questões que nós não temos na Educação à Distância e nós temos experiências que podemos trabalhar com eles”, falou durante a visita.

Além disso, o encontro também trouxe uma parceria na área de Comunicação, firmada entre as duas universidades, com a Unicentro sendo representada pelos professores Ariane Carla Pereira, Iris Yae Tomita, Marcio Fernandes e Níncia Teixeira. A visita serviu para que uma cátedra fosse estruturada na área, que prevê a produção conjunta de materiais como artigos, vídeos e reportagens.

Segundo o professor do Departamento de Comunicação Social, Márcio Fernandes, a mobilidade docente e discente também é uma das ações para essa parceria. “Queremos promover também o intercâmbio docente e de alunos, de curta duração. Então professores nossos irão ministrar aulas no curso de Comunicação da UNAM e o contrário também. Assim como alunos poderão fazer pequenas estadias lá e aqui”, finaliza.

Por enquanto a parceria é na área de Comunicação, mas o intuito é expandir ainda mais essa cátedra para outras áreas do conhecimento. Através da EaD também existem projetos de alguns intercâmbios, possibilitando que os alunos da Unicentro e os alunos estrangeiros possam cursar disciplinas à distância entre as duas instituições.

Com a Argentina, a Unicentro mantém outra cooperação permanente em Ciências da Comunicação: desde 2010, há ações regulares junto à Universidad Nacional de Jujuy (Unju), algumas das quais com financiamento da Fundação Araucária.

Confira as fotos da visita no Banco de Imagens da Unicentro


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
42 3621-1095 I 42 3621-1348
Envie-nos suas dúvidas ou sugestões
nead.unicentro@gmail.com
Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
Cx. Postal 3010 - CEP 85015-430 - Guarapuava - PR