Proed propõe discussões sobre educação digital para professores universitários

O Programa de Formação para Educação Digital, Proed, foi criado pela Universidade Virtual do Paraná, que reúne os centros de tecnologia educacional das sete universidades estaduais, e faz parte da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa conta com o apoio fundamental da Fundação Araucária e é lançada em fevereiro de 2022.

O objetivo é possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.
Para tal, o programa contará com uma série de módulos on-line e cada etapa terá o conteúdo desenvolvido por uma universidade, por meio dos núcleos integrantes da UVPR. Em cada curso, serão 700 vagas gratuitas, sendo 100 para cada IES.

Primeiro curso

O curso inicial tem o tema “Princípios e pressupostos da Educação Digital” e será ofertado no primeiro semestre de 2022 pela Unespar, em ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições são gratuitas ficarão abertas até o dia 25 de fevereiro de 2022 por meio do link uvpr.pr.gov.br/proed e a formação ocorrerá entre os meses de março e abril, com carga horária total de 90h e certificação.
Em destaque neste módulo inicial estarão reflexões a respeito dos pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidades, assim como potencialidades metodológicas.

Lançamento

O lançamento oficial dos cursos de formação do Proed ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 9 de fevereiro, em reunião on-line proposta pela CES/Seti-PR e pela UVPR com pró-reitores de Graduação, Ensino e Extensão das sete universidades estaduais.

Na ocasião, a coordenadora de Ensino Superior da Seti-PR, Gisele Onuki, apresentou a importância da formação docente continuada. Já a coordenadora da Universidade Virtual do Paraná, Maria Aparecida Crissi Knuppel, falou sobre a estruturação das ações do programa no decorrer de 2021 e a coordenadora do curso, Maria Ivete Basniak, professora da Unespar, mostrou detalhadamente o conteúdo do primeiro módulo.