Os estudantes do 4º ano do curso de Ciência da Computação da Unicentro, Alan Henschel Costa e Paulo Ricardo Viviurka do Carmo, atuam como bolsistas-pesquisadores no Nead. O projeto desenvolvido é “Data Science e evasão estudantil: um estudo de caso no contexto do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste”. Eles são orientados desde 2018 pelo professor Sandro Rautenberg (DECOMP/G) com supervisão das professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Marta Anciutti Rodrigues.
De acordo com Paulo e Alan, o objetivo da investigação é encontrar dados e relações que possam auxiliar a coordenação do Nead na tomada de ações, principalmente no que se refere à diminuição da desistência de estudantes dos cursos na modalidade Educação a Distância.
“Acreditamos que esse projeto será de relevância, pois quando estiver concluído o Nead terá acesso a expressivas quantidades de informações que podem ser convertidas em melhores planejamentos e decisões. Temos grande convicção nisso e esperamos entregar a melhor plataforma possível para que isso aconteça”, afirmaram.
A pesquisa tem dado frutos, como publicação em congressos relevantes da área, por exemplo o 2º Workshop de Informação, Dados e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, além de integrar o corpus dos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos.