Projeto em ciência de dados analisa informações do Moodle no contexto da EaD da Unicentro

Metodologia utilizada na pesquisa

Os estudantes do 4º ano do curso de Ciência da Computação da Unicentro, Alan Henschel Costa e Paulo Ricardo Viviurka do Carmo, atuam como bolsistas-pesquisadores no Nead. O projeto desenvolvido é “Data Science e evasão estudantil: um estudo de caso no contexto do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste”. Eles são orientados desde 2018 pelo professor Sandro Rautenberg (DECOMP/G) com supervisão das professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Marta Anciutti Rodrigues.

De acordo com Paulo e Alan, o objetivo da investigação é encontrar dados e relações que possam auxiliar a coordenação do Nead na tomada de ações, principalmente no que se refere à diminuição da desistência de estudantes dos cursos na modalidade Educação a Distância.

“Acreditamos que esse projeto será de relevância, pois quando estiver concluído o Nead terá acesso a expressivas quantidades de informações que podem ser convertidas em melhores planejamentos e decisões. Temos grande convicção nisso e esperamos entregar a melhor plataforma possível para que isso aconteça”, afirmaram.

A pesquisa tem dado frutos, como publicação em congressos relevantes da área, por exemplo o 2º Workshop de Informação, Dados e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, além de integrar o corpus dos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos.