Projeto em ciência de dados analisa informações do Moodle no contexto da EaD da Unicentro

14 ago de 2019 - por: shorst

Metodologia utilizada na pesquisa

Os estudantes do 4º ano do curso de Ciência da Computação da Unicentro, Alan Henschel Costa e Paulo Ricardo Viviurka do Carmo, atuam como bolsistas-pesquisadores no Nead. O projeto desenvolvido é “Data Science e evasão estudantil: um estudo de caso no contexto do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste”. Eles são orientados desde 2018 pelo professor Sandro Rautenberg (DECOMP/G) com supervisão das professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Marta Anciutti Rodrigues.

De acordo com Paulo e Alan, o objetivo da investigação é encontrar dados e relações que possam auxiliar a coordenação do Nead na tomada de ações, principalmente no que se refere à diminuição da desistência de estudantes dos cursos na modalidade Educação a Distância. 

“Acreditamos que esse projeto será de relevância, pois quando estiver concluído o Nead terá acesso a expressivas quantidades de informações que podem ser convertidas em melhores planejamentos e decisões. Temos grande convicção nisso e esperamos entregar a melhor plataforma possível para que isso aconteça”, afirmaram.

A pesquisa tem dado frutos, como publicação em congressos relevantes da área, por exemplo o 2º Workshop de Informação, Dados e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, além de integrar o corpus dos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos.


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

    Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
    (42) 3621-1348
    Envie-nos suas dúvidas
    nead@unicentro.br
    Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
    Cx. Postal 3010 - CEP: 85015-430 - Guarapuava (PR)