Provas do Vestibular UVPR foram aplicadas em diferentes regiões

No último domingo,16, mais de 1.500 mil candidatos realizaram as provas objetiva e de redação do Vestibular Unificado EaD UVPR. A seleção foi direcionada aos cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento oferecidos pelas universidades estaduais  do Paraná na modalidade Educação a Distância. Participaram da iniciativa a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade do Norte do Paraná (Uenp).

Em 2023, todo o processo do vestibular da Universidade Virtual do Paraná foi conduzido pela UEPG. Foram ofertadas mais de 2.290 vagas em 48 cidades do Paraná, para cursos de licenciatura e tecnólogos. Cada universidade teve um número diferente de vagas, sendo 150 vagas para a Unicentro e Uenp, 480 vagas para a UEPG, 905 na UEM, 427 na UEL e 180 na Unioeste.

A aplicação das provas em várias cidades do Estado condiz com uma das premissas da Educação a Distância, que é tornar o ensino disponível em muitos locais por meio da área de abrangência de cada universidade. Essa modalidade de ensino também permite que os estudantes possam cursar uma segunda graduação e oferece uma educação de qualidade e gratuita em ambientes virtuais de aprendizagem.

As mais de 2 mil vagas foram distribuídas entre diferentes cotas, sendo 50% das vagas para professores da educação básica que não possuem formação na área em que atuam. O restante das vagas ficou subdividido da seguinte maneira: 5% para pessoas com deficiência (PcD), 5% para negros de qualquer percurso escolar, 10% para aqueles que estudaram em escola pública, até 40% para os que cursaram o ensino médio em escola pública e até 40% para a cota universal.

No caso do tecnólogos, 70% das vagas são destinadas a agentes públicos da Administração Pública e os outros 30% são subdivididos da seguinte maneira: 5% PcD, 5% para negros de qualquer percurso escolar, 10% para negros oriundos de escola pública, até 40% para os que estudaram em escola pública e até 40% para a cota universal.

Conforme o Manual do Candidato, o resultado final, após a apresentação de recursos, será divulgado até o dia 28 de abril. Os gabaritos preliminares já estão disponíveis no site da UEPG desde às 20h do dia de aplicação das provas.

*Com imagens e informações do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).