Tutores participam de oficina para criação de cursos online

tutores educação a distanciaNo último sábado (25) 64 tutores de todos os polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) vinculados com a Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), estiveram em Guarapuava para participar uma oficina presencial sobre as atividades e ferramentas do Moodle na visão do professores.

A atividade faz parte do PACC (Programa Anual de Capacitação Continuada) e foi comandada pela professora e coordenadora do programa, Elaine Santos, que falou, entre outros temas, sobre o melhor uso das ferramentas do ambiente virtual do Moodle e como elas podem ser usadas na construção de disciplinas e cursos online.

De acordo com Elaine, o contato com tais ferramentas é fundamental para que os alunos consigam construir seus próprios cursos dentro do ambiente de aprendizagem, cumprindo assim o objetivo da matéria de Projeto Integrador, disciplina do PACC que incentiva tutores a criarem novos cursos online, que poderão ser ofertados para a comunidade.

Ainda segundo Elaine, passado esta primeira fase de construção dos cursos, os tutores interessados poderão ofertar seus cursos à comunidade na forma de Moocs, sigla inglesa para Massive Open Online Courses, que em uma tradução livre pode ser entendido como “Cursos Online Abertos e Dirigidos a um Público Amplo”.

Outro ponto importante citado por Elaine foi a aproximação entre tutores e a coordenação geral do Nead/UAB Unicentro, através de oficinas como esta. “Todos gostaram tanto do conteúdo, quanto de conhecer a equipe, pois eles têm essa necessidade de conhecer como que é por aqui” explicou a coordenadora do PACC.