Documentário produzido pelo Nead Audiovisual, setor de vídeos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Central-Oeste, em parceria com a equipe do projeto Museus, Arquivos: Lugares de Memória do Espaço Urbano, coordenado pela professora doutora Maria Cleci Venturini, do programa de Mestrado em Letras da Unicentro.

dsc_8336_29179655475_o

Diretor da Cresol Baser, Luiz Levi Tomacheski

O Edenilson Giachini é coordenador comercial da agência da Cresol, a Cooperativa de Crédito com Interação Solidária, de Xaxim, município do interior de Santa Catarina. Nesse mês de agosto, ele viajou mais de 300 quilômetros para participar, na cidade paranaense de Guarapuava, das bancas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso da especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. “A gente aplicou as técnicas aprendidas nas disciplinas e que nos proporcionaram a melhora na nossa forma de ver o cooperativismo e na maneira que a gente atende o nosso quadro social”, conta.

Ele foi um dos participantes do curso de pós-graduação oferecido pela Cresol aos funcionários da cooperativa. As disciplinas foram elaboradas e ministradas por professores da Unicentro. Já as aulas foram ministradas pela modalidade EaD, através do Núcleo de Educação a Distância (Nead). Após dois anos de curso, foram 142 defesas. Trabalhos que, segundo o coordenador adjunto do curso de pós-graduação oferecido pela Unicentro em parceria com a Cresol, professor Simão Teleski, validam as experiências vividas pelos alunos no desenvolvimento da especialização. “Essa parceria ela foi uma demanda da cooperativa, que tinha como desafio capacitar seus cooperados tendo como dificuldade o deslocamento do funcionário para estudar, já que a Cresol, geralmente, está localizada em pequenos municípios”.

dsc_8393_29167510016_oA defesa dos trabalhos e a conclusão desse primeiro curso oferecido pela Cresol em parceria com a Unicentro foi acompanhada pelos professores da pós-graduação e, também, por dirigentes da cooperativa e da universidade. Uma delas é a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel. “Uma experiência de sucesso. Nós que, habitualmente, trabalhamos com propostas públicas, essa é a primeira vez que nós trabalhamos com uma cooperativa, uma instituição, em termos, privada, mas com um caráter de cooperativismo social. Então, isso nos atraiu bastante nessa parceria com a Cresol”.

Avaliação positiva que é compartilhada pelo reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “Compreendemos que aprendemos muito com essa experiência e podemos, sem dúvida nenhuma, dar novos passos nessa direção, melhorando e qualificando cada vez mais o trabalho da universidade”.
O diretor-executivo da Cresol, Luiz Tomacheski, demonstrou a satisfação com os resultados ao afirmar o interesse da cooperativa na oferta de novos cursos de capacitação em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. “Essa parceria que nós fizemos, ela foi muito produtiva no sentido de que nós construímos a nossa própria grade curricular, a partir das expectativas que nós temos e aquilo que a Unicentro tinha para oferecer. Nós estamos a disposição e, certamente, vamos estar procurando a universidade no sentido de poder identificar outras áreas que a gente precisa de aprofundamento”.

 

Nessa edição do programa Entre Vistas o professor Claudio Andrade conversa com a autora do livro “Nas Fronteiras do Poder”, Márcia Maria Menendes Motta.

O Entre Vistas é um conteúdo produzido através da parceria entre o Nead e a Editora da Unicentro (Eduni).

 

Em um trabalho conjunto entre a Editora da Unicentro e o setor de vídeos do Núcleo de Educação a Distância (Nead), está no ar o primeiro vídeo da série Entre Vistas. O programa tem o propósito de levar ao público um bate-papo informal com os escritores publicados pela Editora da Unicentro.

Nesse primeiro episódio, o entrevistador Claudio Andrade conversa com o historiador, Tiago Bonato, autor do livro “Viagens do Olhar”, que aborda os relatos de viagem de exploradores portugueses nas terras brasileiras durante o século XVIII e XIX.

“A ideia do programa surgiu em uma conversa que tivemos com o professor Gilberto de Castro, antigo chefe da editora UFPR, na reunião da ABEU (associação brasileira de editoras universitárias). Com o programa, buscamos transmitir um pouco mais do que é a Editora Unicentro, qual nosso trabalho e  nossa contribuição para o crescimento científico e cultual da universidade e região”, comentou Victor Teo, designer da editora e um dos resposáveis pelo conteúdo da série. Para Anderson Costa, responsável pela equipe de vídeos do Nead, todo o trabalho de gravação, edição e finalização foi feito para criar um programa diferenciado e esteticamente interessante. “Algo que ao mesmo tempo valorizasse o conteúdo das entrevistas, como também complementasse a experiencia do espectador”, disse.

O programa terá uma peridiocidade semestral, o próximo entrevistado será o professor e reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, autor do livro “História, verdade e ética”. O programa será gravado na segunda quinzena de novembro.

 

O Programa Bom Negócio Paraná está completando três anos em 2015. Na Unicentro, o programa tem a mesma duração, já que a universidade foi uma das primeiras instituições de ensino paranaense a implantá-lo. Neste período, a Unicentro ofertou 23 turmas presenciais do curso e 9 de ensino a distância. Mais de 1000 pessoas se formaram e saíram aptas a fazer o próprio negócio prosperar.

Uma delas é a Gilmara Wilke, dona de um pequeno salão de beleza e uma das formandas deste ano, da turma presencial de Guarapuava. Para ela, os ensinamentos dos professores do curso foram preciosos. “Tivemos curso com três professoras: uma de contabilidade, uma de gestão de recursos humanos e uma advogada, que são coisas que a gente precisa pro nosso cotidiano. Então, nesse curso, a gente conseguiu aprender sobre fluxo de caixa, estoque, produtos, produtos de qualidade, prazo de validade. Também conseguimos aprender a fidelizar o cliente”, explica.

O Cléverson Camargo abriu um pequeno negócio no ramo de informática em 2013 e, no mesmo ano, resolveu participar do Bom Negócio Paraná. Agora, quase três anos depois, segue colhendo os frutos do seu trabalho. “No ano de 2014, a gente teve um crescimento no faturamento de 190% em relação a 2013, e, nesse ano de 2015, a gente teve um crescimento de 90% em relação ao ano de 2014. Isso é muito gratificante e com certeza tem muito disso que a gente trouxe lá de dentro do Bom Negócio”, conta.

Para o coordenador do projeto na Unicentro, professor Jeferson Lozeckyi, o balanço desses três anos de atividade é extremamente positivo, porque o programa consegue ensinar à profissionais capacitados como potencializar os seus serviços. “O que a gente percebe muito nos empreendedores é que eles são muito bons no que fazem. Você tem um ótimo padeiro, um ótimo mecânico, um ótimo metalúrgico, então eles sabem fazer a atividade deles como ninguém, mas na parte de gestão, eles têm muitas carências, principalmente na área financeira, na área de controle. A ideia desse curso é suprir essas carências que eles têm”, ressalta o coordenador.

Os interessados em participar do Bom Negócio Paraná podem se inscrever através do site eventos.unicentro.br/pbnp2015 para as turmas de ensino a distância, já quem se interessar pelas turmas presenciais deve procurar as prefeituras da cidades parceiras do programa. As incrições estão abertas para as turmas presenciais de Guarapuava, Chopinzinho e Pitanga. O curso é gratuito.

As inscrições para a quinta turma do Programa Bom Negócio Paraná, modalidade EaD, foram prorrogadas até o dia 9 de setembro. O curso tem carga horária de 66 horas, divididas nos módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica.

Programa Bom Negócio Paraná tem como objetivo oferecer a capacitação a micros, pequenos e médios empreendedores em todo o Paraná. Além do curso completo é oferecida consultoria para os participantes que tiverem interesse. O curso é inteiramente gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo endereço: http://eventos.unicentro.br/pbnp2015

Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores o acesso a empréstimos pelo Banco do Empreendedor, com juros entre os mais baixos do país, de 0,51% a 1,07% ao mês. As faixas de financiamento variam de R$ 300 a R$ 3 milhões, de acordo com a capacidade de cada empresário. O prazo de pagamento vai de 12 a 60 meses.

O programa é realizado em parceria entre as secretarias da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Fomento Paraná. A capacitação é viabilizada por meio de parcerias com as universidades estaduais, agentes ligados ao desenvolvimento empresarial, órgãos e instituições de caráter público ou privado.

A equipe do Nead realizou uma entrevista com o Secretário Estadual da Ciência, Técnologia e Ensino Superior, prof. João Carlos Gomes, explicando um pouco mais sobre o programa. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=qBYgIgQ61GU

Para outras informações ligue: (42) 3621-1338

email: bomnegocio.gpuava@gmail.com

campanha UAB forumA partir desta segunda-feira (24), inicia a campanha nacional em favor da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A campanha será realizada em razão da pressão financeira que a UAB vem sofrendo nos últimos tempos, o que pode prejudicar a operabilidade mínima desse sistema tão importante. Quaisquer prejuízos a UAB refletem diretamente em 700 municípios e cerca de 170 mil estudantes.

Entre as atividades preparadas para esta campanha estão planejadas manifestações nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sites das universidades, redes sociais, jornais, rádios, canais de televisão, etc.

A meta da campanha é o recolhimento de 500 mil assinaturas por meio da petição pública que pode ser vista no link abaixo.

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR83558.

Todos juntos por uma educação pública, a distância, gratuita e com excelência de ensino.

#todospelauab

O vídeo da campanha segue no link abaixo:

Neste video tutorial conheça um pouco sobre a produção de videoaulas na Unicentro, desde a produção do roteiro até a disponibilização do conteúdo na plataforma Moodle.

assista também ao tutorial anterior sobre o Issuu, plataforma para publicação de periódicos: http://sites.unicentro.br/nead/blog/noticias/tutorial-aprenda-a-utilizar-o-issuu/

Talvez você ainda não conheça a plataforma Issuu, mas essa é mais uma ferramenta on-line que pode ser útil para o seu trabalho ou mesmo para os momentos de distração. O Issuu é uma plaforma de publicação gratuita de revistas, jornais, livros e outros materias visuais. Na prática, qualquer pessoa pode se cadastrar e ter acesso a mais de  20 milhões de publicações armazenadas no banco de dados da plataforma, além de ter liberdade para publicar o seu próprio conteúdo.

O tutorial do Issuu foi produzido pelo setor de vídeos do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, coordenado pelo professor Anderson Costa. “O material que fizemos tem por objetivo apresentar brevemente esse sistema aos professores e alunos. A ideia era mostrar algumas possibilidades tanto para o editor quanto para o leitor”, comentou o professor. “O tutorial ficou bastante básico, foi produzido mesclando a gravação da tela do computador, com o auxílio do software ‘Camtasia’, com imagens gravadas e editadas pela nossa equipe de estúdio”, acrescentou.

O Issuu também é uma rede social e para aqueles que já estão acostumados a usar outras redes mais conhecidas como facebook, twitter e Instagram reconhecerão imediatamente as principais funcionalidades do Issuu que também conta com sistema de comentários, compartilhamento, favoritos entre outros.

Nesta entrevista, produzida pelo setor de comunicação do Nead, o repórter Júlio Stanczyk conversa com Uilian Vigentim. Uilian integra a equipe de acessibilidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), instituição referência na área.

A Unesp tem contribuído muito com a implementação de parâmetros acessíveis em outras instituições.Em 2014 vários profissionais da universidade estiveram em Guarapuava e ofereceram uma série de palestras para a equipe da Unicentro, apresentando resultados de pesquisas e projetos com o intuito de agilizarem as adequações do Nead para estas necessidades. Uilian é o responsável pelo laboratório de acessibilidade do campus de Araraquara e possui especialização em tecnologia assistiva.

 

Neste vídeo, a professora Maria Aparecida Crissi Knüppel, coordenadora do Nead, traz uma mensagem de final de ano para alunos e colaboradores e fala também sobre o novo Moodle.

 

Tutorial Moodle

Assista também a esta vídeoaula sobre da nova versão do Moodle com o tutor Manoel Carlos Ferreira da Silva.

Confira também a galeria de fotos no facebook

Galeria de fotos dessa e de outras formaturas no facebook.