UAB contribui para formação de professores em todo o Brasil

Via CCS/CAPES. Foto: Alexandre Lage – CCS/CAPES

No interior do Maranhão, a 186 quilômetros da capital São Luís, se localiza o município de Nina Rodrigues. Na cidade, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é responsável pela formação, atualmente, de 400 alunos. A maioria está matriculada em cursos de licenciatura e já trabalha em escolas de 11 municípios da região.

Nascido há 15 anos, o polo UAB de Nina Rodrigues contribui para corrigir um problema que afeta a educação brasileira, principalmente no interior do País: professores não formados nas matérias que ensinam em sala de aula. É o caso de John Herbert de Souza, que lecionava Geografia no ensino médio, mas que até pouco tempo era formado apenas em Pedagogia. “Ao fazer o curso, que antes não era oferecido na região, além de ter a formação para atuar na disciplina, adquiri mais conhecimento para poder ensinar melhor meus os alunos”, argumenta o professor.

Para Herbert, a modalidade a distância, com aulas presenciais em alguns períodos, ofertada pela UAB, facilita os estudos, principalmente para quem trabalha. Ana Paula Rocha, que o diga. Aluna da UAB, ela ensina Língua Portuguesa, mas ainda não tem a formação em Letras: “Na minha cidade, São Mateus, não tive a possibilidade de estudar, mas o ensino a distância no polo de Nina Rodrigues facilitou. O curso vai possibilitar ter mais conhecimento e transmitir para os alunos”, destaca.

lém de aperfeiçoar a formação de professores, a UAB trouxe desenvolvimento para a região, na avaliação de Maria José Quaresma, coordenadora do polo de Nina Rodrigues. “Há 15 anos somente 20% da região tinha graduação, com o surgimento da UAB, observamos que melhorou a vida das pessoas, tanto do ponto de vista educacional quanto do socioeconômico”, ressalta. “De uma turma de Matemática com 29 professores da EaD deste polo, todos estão empregados e concursados”, exemplifica.

Em parceria com 137 instituições de ensino superior, a Universidade Aberta do Brasil, mantida com recursos da CAPES, tem 967 polos em 850 municípios do País. Das 121 mil matrículas na UAB, 87% são ocupadas por alunos em cursos de formação de professores da educação básica. Sâmara Corrêa de Sá, secretária de Educação de Nina Rodrigues, integrou a primeira turma da UAB no município. “O polo é de extrema importância para a formação de professores em nossa cidade, principalmente em áreas específicas. Quando eles estão atuando nessas áreas, conseguem otimizar o processo ensino/aprendizagem”.