Unicentro disponibiliza Acervo Digital para acadêmicos e servidores

A Unicentro conta com um acervo on-line de títulos acadêmicos de várias áreas do conhecimento, além do acervo físico da sua rede de bibliotecas. A universidade tem licenças para usar a plataforma Minha Biblioteca, uma iniciativa viabilizada pelo Governo do Paraná em parceria com as sete universidades estaduais, Fundação Araucária, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e UVPR. Trata-se de um importante serviço também para os estudantes matriculados nos cursos da modalidade EaD.

Os acadêmicos, professores e servidores das universidades estaduais podem acessar a plataforma desde o início de 2022, mas o processo de cadastro é específico em cada  instituição. Na Unicentro, é preciso preencher um formulário on-line e, após a validação dos dados, já é possível acessar a plataforma com usuário e senha enviados anteriormente ao e-mail cadastrado.

O coordenador das bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá, afirma que em 2023 houve aumento no número de cadastros, mas principalmente no número de acadêmicos que utilizam a plataforma efetivamente. Além disso, ele ressalta que cada vez mais os alunos estão usando a plataforma porque os professores estão incluindo os títulos já existentes na Minha Biblioteca na bibliografia básica de algumas disciplinas.

A plataforma disponibiliza mais de 11 mil títulos de diversas áreas como educação, direito, saúde, artes entre outras. Além disso, o software também oferece alguns recursos durante a leitura, como a possibilidade de fazer anotações, grifar o texto e ainda citações dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em alguns casos também é possível fazer a impressão de algumas páginas a depender do título que escolhido.

Após receber os dados de usuário e senha, é possível acessar a Minha Biblioteca pelo site, ou pelo celular (para dispositivos Android e IOS).