Unicentro forma quase mil tecnólogos em Gestão Pública

Via Unicentro

Nessa sexta-feira, 28, a partir das 19h, a Unicentro vai realizar a sua primeira colação de grau operacionalizada de modo remoto. Isso significa que os participantes da cerimônia – membros do Conselho Universitário, professores, formandos e seus familiares e amigos – não estarão reunidos num mesmo lugar. Cada um acompanhará, da sua casa, os ritos de colação de grau, que seguirão todas as etapas de uma cerimônia presencial. “Essas cerimônias serão acompanhadas por diversos conselheiros do Conselho Universitário e seguirão todos os passos que seguem as sessões presenciais da nossa Unicentro. Então, embora os formando estarão em suas casas, nós seguiremos os ritos normais das nossas sessões solenes de colação de grau” reforça o professor Fábio Hernandes, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Nessa sexta, colarão grau os formandos do curso de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado pela Unicentro na modalidade a distância, que tiveram como base de apoio o Polo Guarapuava. Mas a universidade realizará ainda outras oito cerimônias, uma por sexta-feira, até o final de outubro. As formaturas virtuais foram a alternativa encontrada pelo Conselho Universitário para que os formando pudessem receber seus diplomas, mesmo durante a pandemia.

“Nós não sabemos quanto tempo irá durar essa pandemia. Por isso, precisamos buscar alternativas para que a vida continue. Nossos alunos do curso de tecnólogo em Gestão Pública ficaram dois anos estudante, aprendendo, se esforçando e, agora, chegou o momento do tão sonhado diploma. Não poderíamos esperar para realizar presencialmente também não poderíamos, de forma nenhuma, colocar em risco a segurança e a saúde dos nossos professores, dos nossos funcionários e dos nossos alunos. Sendo assim, a maneira remota foi a alternativa encontrada pela Unicentro para podermos atender a esses anseios dos nossos estudantes”, defende o professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública tem duração de dois anos e foi ofertado, simultaneamente, segundo o professor Cleverson Salache, coordenador do tecnólogo, em 28 pólos de educação a distância pulverizados em todo o Paraná. “Os alunos formados, na sua maioria, são funcionários públicos que estarão mais capacitados para estar a frente dos seus órgãos públicos, trazendo uma contra-partida para a sociedade “, acredita Cleverson.

As nove cerimônias de colação de grau são públicas e poderão ser acompanhadas pelo canal da Coorti Unicentro, no YouTube. As formaturas serão realizadas sempre as sexta-feiras, a partir das 19h. Nesse dia 28 de agosto recebem o diploma os estudantes ligados ao Polo de Guarapuava. Em setembro serão os formandos dos polos de Pinhão, Bituruna, Pato Branco, Guaraniaçu, Céu Azul e Foz do Iguaçu, no dia quatro; dos polos de Iretama, Ivaiporã, Faxinal, Nova Tebas, Palmital, Cândido de Abreu, Prudentópolis, Ponta Grossa, Reserva e Lapa, no dia 11; de Camp Largo na semana seguinte, dia 18; e no dia 25, os estudantes do Polo de Londrina. As colações têm continuidade ao longo de todo o mês de outubro, quando serão realizadas mais quatro cerimônias. No dia dois colam grau os formandos do Polo de Apucarana; no dia nove os formandos dos polos de Arapongas, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Tamarana e Sarandi; no dia 23 os do Polo de Curitiba; e fechando as sessões, no dia 30, os formandos dos polos de Umuarama e São João do Ivaí.