Unicentro recebe visita técnica da E-Paraná

Há 25 anos a Unicentro trabalha para que seus acadêmicos tenham uma formação completa, com inserção na pesquisa, no ensino e na extensão. Integração feita, também, com os alunos da educação a distância, importantes na construção da universidade e da comunidade em que a Unicentro está inserida.

É pensando na promoção desse desenvolvimento conjunto que a nossa universidade, juntamente com as outras seis universidades estaduais paranaenses, está em diálogo com a emissora E-Paraná, para a criação de um canal voltado ao ensino, como explicou o chefe de gabinete da reitoria, Marcio Fernandes. “O que nós estamos construindo com a E-Paraná, emissora de televisão educativa do estado, é um acordo de cooperação ampla que inclui no médio prazo, a criação de um canal digital focado na educação a distancia”. Marcio contou ainda que, a partir do canal qualquer paranaense terá acesso aos conteúdos de educação a distância produzido no âmbito das sete universidades estaduais.

Durante a visita técnica de diretores da E-Paraná à Unicentro, eles conheceram os estúdios e alguns programas desenvolvidos aqui na universidade. Firmando esse novo acordo entre as universidades do estado e a E-Paraná, a Unicentro terá mais um canal para a educação a distância e para divulgação de seu trabalho, como explicou Marcio. “Especificamente com a Unicentro nós estamos buscando que parte da nossa programação seja transmitida na grade da E-Paraná, que os nossos alunos de publicidade, de jornalismo, de arte, por exemplo, possam fazer estágios não curriculares, estágios não obrigatórios, porque eles tem uma produção muito grande de televisão na emissora, de rádio e um material de altíssimo nível”.

A parceria para implantação do canal televisivo ainda está em fase de estudos e avaliações. A ideia é que a TV da educação a distância paranaense entre em vigor com a digitalização da E-Parana, em um dos canais possibilitados pela multiprogramação. O diretor e presidente da E-Paraná, Sergio Kobayashi, ressaltou a importância do projeto e o pioneirismo do Paraná em TV educativa digital. “Nós teremos TV pública de qualidade e, sobretudo, com os conteúdos que a universidade pode trazer, eu acho que isso é de extrema importância, sobretudo para os tempos futuros que a comunicação, ela se torna um fator importante na vida do cidadão, acho que o Paraná dá o exemplo, o paraná será um dos primeiros estados a ter TV digital”.

A programação vai ser definida pelas sete universidades paranaenses, em um processo que vem sendo liderado pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead). A coordenadora do Nead, Maria Aparecida Crissi Knüppel, ressaltou a importância da parceria não só em âmbito da Unicentro. “Ela vem beneficiar todas as universidades e eu creio que vai beneficiar a comunidade em geral que vai ter condições de mais acesso a programas educativos muito bem produzidos, porque todas as nossas universidades tem condições de mostrar e tem competência em mostrar todo o trabalho que vem desenvolvendo”.