Unicentro tem 150 vagas para Especialização em Educação Digital

A Universidade Estadual do Centro-Oeste vai ofertar 150 vagas gratuitas para o curso de Especialização em Educação Digital. O curso é oferecido em rede por meio da parceria entre as universidades estaduais do Paraná juntamente com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e é viabilizado pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes).

A Unicentro tem 150 vagas que serão divididas nos polos UAB de Cândido de Abreu (10), Guarapuava (30), Laranjeiras do Sul (20), Palmital (10), Pato Branco (30), Pinhão (13), Prudentópolis (13), Santo Antônio do Sudoeste (14) e Turvo (10). As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de setembro até 16 de outubro de 2023.

O objetivo desta pós-graduação é formar docentes para o cenário contemporâneo em que as tecnologias não estão presentes somente na vida dos alunos, mas também em sala de aula. Além disso, o curso também foca nos processos de aprendizagem que podem ser melhorados com a presença das possibilidades tecnológicas.

Para se inscrever é necessário ter graduação concluída em cursos de Licenciatura e comprovar ser professor efetivo em exercício de atividade docente no ensino fundamental do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino.

Até o término do período de inscrições é necessário que os candidatos enviem toda documentação em PDF, de acordo com as especificações do edital de abertura. O documentos a serem enviados são:

• Cópia autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia autenticada do histórico escolar da graduação;
  • Cópia autenticada de um documento de identificação;
  • Cópia do CPF ou comprovante de situação cadastral;
  • Comprovante de experiência profissional;

A seleção será em duas etapas: a primeira é o envio da documentação e a segunda, para classificação, é o tempo de serviço (em anos inteiros), na docência, na educação básica, no Ensino
Fundamental, do 1° ao 5° ano da rede pública de ensino.

Sobre o curso

São 390 horas de curso com nove disciplinas divididas em trilhas pedagógicas, sendo:

• Trilha pedagógica 1: fundamentos
  • Educação Digital em rede e ecossistemas educacionais (30h);
  • Teorias da Aprendizagem e ambientes digitais (45h);
  • Alfabetização e práticas de multiletramento (45h);
  • Pensamento Computacional na Infância (30h);
  • Práticas investigativas em Educação (metodologia de ensino I) (30h);

• Trilha pedagógica 2: Didática e Experiências
  • A didática na educação digital (45h);
  • Recursos e interfaces interdisciplinares digitais no ensino (90h);
  • Práticas investigativas em Educação – Seminário de projetos de intervenção pedagógica (45h);

• Trilha Pedagógica 3: Seminários de práticas pedagógicas inovadoras
  • Produção de Experiências Pedagógicas (30h);
  • Trabalho de conclusão de curso (30h)

A metodologia do curso se dá por meio da resolução de problemas de forma inovadora na qual o ser humano é o centro do processo de aprendizagem. Neste sentido, o trabalho de conclusão de curso (TCC) será desenvolvido por meio da implantação de um projeto de intervenção aplicado nas escolas em que o professor atua, sob a supervisão dos professores e tutores.

Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Vagas: 150 em 9 cidades