Consórcio entre IES públicas paranaenses trabalha para criação da Universidade Virtual do Paraná

17 nov de 2015 - por: jstanczyk

UVPR

Na última semana, representantes dos núcleos de educação a distância (EaD) das sete universidades estaduais do Paraná, diretores do Detran/PR, representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e membros do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) se reuniram em Curitiba para discutir as primeiras ações da Universidade Virtual do Estado do Paraná (UVPR), que será implantada no início de 2016. A reunião foi uma preliminar para o evento que ocorrerá no dia 10 de dezembro, no qual será assinado um termo de cooperação entre as entidades.
O primeiro desafio da UVPR será trabalhar junto à Escola Pública do Detran, oferecendo curso de pequena duração para capacitar servidores e, posteriormente, trabalhando também na ampliação da educação para o trânsito e aprimoramento da mobilidade urbana. “Isso nos alegra bastante, uma possibilidade de, cada vez mais, nós trabalharmos na formação de pessoas no nosso estado em nível de graduação, de especialização e mesmo cursos de pequena duração”, falou Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Nead da Unicentro.
A UVPR está sendo estabelecida na forma de consórcio entre os setores de EaD das universidades, a Seti e o Tecpar. Ou seja, a UVPR não possuirá a estrutura físíca de uma universidade estadual, como a Unicentro ou a UEM, mas será gerida em conjunto por todos os parceiros. “Nós já temos um estado com muitas universidades públicas e a ideia é congregar esses esforços”, explicou Maria Aparecida.
Exemplo já consolidado é o da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que nasceu desta mesma maneira tornando-se posteriormente uma universidade em sentido pleno. Maria Aparecida explicou que, para 2016, a UVPR tem a intenção de trabalhar com cursos de curta duração em diversas áreas. Haverá oferta, por exemplo, de cursos na área de saúde e da educação, que vão atender as prefeituras . “Nós temos um catálogo grande que podemos ofertar. Também temos projeto de um curso de curta duração em Libras e outro de tecnólogo em gestão escolar, que é uma necessidade no estado, por conta dos mais de 8 mil profissionais que precisam de aperfeiçoamento na área”, completou.

Foto: Assessoria Detran/PR


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
42 3621-1095 I 42 3621-1348
Envie-nos suas dúvidas ou sugestões
nead.unicentro@gmail.com
Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
Cx. Postal 3010 - CEP 85015-430 - Guarapuava - PR