Via CCS/CAPES. Foto: Alexandre Lage – CCS/CAPES

No interior do Maranhão, a 186 quilômetros da capital São Luís, se localiza o município de Nina Rodrigues. Na cidade, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é responsável pela formação, atualmente, de 400 alunos. A maioria está matriculada em cursos de licenciatura e já trabalha em escolas de 11 municípios da região.

Nascido há 15 anos, o polo UAB de Nina Rodrigues contribui para corrigir um problema que afeta a educação brasileira, principalmente no interior do País: professores não formados nas matérias que ensinam em sala de aula. É o caso de John Herbert de Souza, que lecionava Geografia no ensino médio, mas que até pouco tempo era formado apenas em Pedagogia. “Ao fazer o curso, que antes não era oferecido na região, além de ter a formação para atuar na disciplina, adquiri mais conhecimento para poder ensinar melhor meus os alunos”, argumenta o professor.

Para Herbert, a modalidade a distância, com aulas presenciais em alguns períodos, ofertada pela UAB, facilita os estudos, principalmente para quem trabalha. Ana Paula Rocha, que o diga. Aluna da UAB, ela ensina Língua Portuguesa, mas ainda não tem a formação em Letras: “Na minha cidade, São Mateus, não tive a possibilidade de estudar, mas o ensino a distância no polo de Nina Rodrigues facilitou. O curso vai possibilitar ter mais conhecimento e transmitir para os alunos”, destaca.

lém de aperfeiçoar a formação de professores, a UAB trouxe desenvolvimento para a região, na avaliação de Maria José Quaresma, coordenadora do polo de Nina Rodrigues. “Há 15 anos somente 20% da região tinha graduação, com o surgimento da UAB, observamos que melhorou a vida das pessoas, tanto do ponto de vista educacional quanto do socioeconômico”, ressalta. “De uma turma de Matemática com 29 professores da EaD deste polo, todos estão empregados e concursados”, exemplifica.

Em parceria com 137 instituições de ensino superior, a Universidade Aberta do Brasil, mantida com recursos da CAPES, tem 967 polos em 850 municípios do País. Das 121 mil matrículas na UAB, 87% são ocupadas por alunos em cursos de formação de professores da educação básica. Sâmara Corrêa de Sá, secretária de Educação de Nina Rodrigues, integrou a primeira turma da UAB no município. “O polo é de extrema importância para a formação de professores em nossa cidade, principalmente em áreas específicas. Quando eles estão atuando nessas áreas, conseguem otimizar o processo ensino/aprendizagem”.

A aula inaugural do ano letivo do curso de Letras Português na modalidade Educação a Distância da Unicentro será realizada na noite do dia 9 de fevereiro, com transmissão via canal do YouTube do Núcleo de Educação a Distância a partir das 19h30, por meio deste link.

O tema em debate será “Cultura de paz e educação para a paz: perspectivas na escola brasileira”, com a presença do professor Dr. Nei Alberto Salles Filho, da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Para a coordenadora do curso de Letras EaD, professora Claudia Maris Tullio, trata-se de um momento especial para marcar a retomada das atividades, realizar um evento conjunto entre os polos e para discutir um tema tão importante para o dia a dia dos professores.

A Formação em Design Instrucional desenvolvida pelo Nead/Unicentro/UVPR e ministrada para a equipe da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e para equipe do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre/Unicentro), teve o seu encerramento teve o seu encerramento na sexta-feira, 28. O último tema abordado foi Curadoria de Conteúdo e de Recursos Educacionais.

O curso começou no dia 17 de dezembro de 2021, a fim de compartilhar conhecimentos e experiências com os profissionais que atuarão na Residência Técnica e Especialização em Gestão Cultural, da Unespar e Integre. Após uma série de encontros síncronos conduzidos pelas professoras responsáveis pelo curso (Manuela Pires Weissbock Eckstein, Jaqueline Almeida de Lima e Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro), os alunos foram instruídos a desenvolverem atividades práticas, as quais foram discutidas em grupo.

Na sexta-feira também foi lançada a segunda etapa, que consiste na Formação em Moodle e Tecnologias Web, que será direcionada a profissionais da Tecnologia da Informação da Unespar, sob a condução dos analistas de sistemas do Nead/UAB/Unicentro, Giovane Galvão e Peterson Andrade Sprenger.

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulga dois editais de seleções de bolsistas para atuação na equipe multidisciplinar, com carga-horária a ser cumprida presencialmente no campus Santa Cruz, localizado em Guarapuava (PR).

O edital 50/2021/NEAD/UVPR/UNICENTRO divulga duas vagas, sendo uma para graduado e outra para estudante de Comunicação Social, para atuação no Programa de Residência Técnica em Gestão em Turismo. As inscrições ficam abertas até 5 de janeiro.

Já o edital 01/2022/NEAD/UVPR/UNICENTRO oferta quatro vagas, sendo duas para Tecnologia da Informação (uma para estudante e outra para graduado) e duas para Comunicação Social (uma para estudante e outra para graduado). Este edital ficará aberto até 17 de janeiro.

As inscrições são gratuitas e as seleções consistem em duas etapas: análise de currículo e entrevista.