O curso de MBA em Gestão Pública e Inovação, na modalidade Educação a Distância, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), está chegando ao fim e, por isso, promove apresentações de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos acadêmicos.
A oferta da pós-graduação possibilitou a continuidade dos estudos para quem cursou o tecnólogo em Gestão Pública EaD e, também, o ingresso de um grande número de funcionários públicos que estão passando por processos de inovação dentro dos seus setores.
No processo de seleção foram mais de dois mil inscritos e 650 selecionados, contemplando alunos de várias regiões do Paraná, mas também de outras regiões e até fora do Brasil, segundo o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G).
Cleverson explica que os trabalhos de conclusão de curso foram pensados como relatos técnicos, a fim de possibilitar ideias e práticas para melhorias para os cidadãos paranaenses na prática. Nesse caso, o relato técnico deve resultar na resolução de uma questão prática, onde existe a identificação do problema, propostas de solução e análises das vantagens e vulnerabilidades.
A defesa dos trabalhos de conclusão de curso aconteceu em duas etapas. A primeira foi a apresentação documental do relatório técnico e a segunda foi a apresentação oral que aconteceu on-line.
A expectativa para 2023, de acordo com o professor Cleverson, é a oferta de mais 750 vagas liberadas pelo Governo do Estado, devido ao sucesso da turma piloto e também das metodologias utilizadas até então.
NA PRÁTICA
A acadêmica Aparecida Leandro Martins, servidora pública estadual no município da Lapa (PR), abordou seu ambiente de trabalho no relato técnico.. No TCC com o tema “Fab Lab na escola: um espaço criativo para o desenvolvimento dos estudantes”, a intenção foi propor um novo laboratório na escola, a fim de possibilitar criatividade e inovação aos estudantes, principalmente após constatar o impacto da pandemia na aprendizagem deles.
Aparecida contou que resolveu fazer o curso de MBA em Gestão Pública e Inovação porque gostaria de continuar seus estudos e se surpreendeu porque considerou as disciplinas relevantes para o contexto atual da gestão pública.