O projeto Ideias para uma Educação On-line comemora um mês com 15 cursos em catálogo. Duas novas formações foram acrescentadas recentemente: Construção Coletiva de Textos e Criação de Vídeos Interativos para o Moodle, na seção de Ferramentas e Recursos. Vale ressaltar que o catálogo é constantemente atualizado com cursos abertos, gratuitos e autoinstrucionais para formação docente.
Desde o seu lançamento, pessoas de praticamente todo o país se inscreveram no Ideias: há participantes de 24 Estados e também do Distrito Federal. O relatório de acesso indica que já passam das 1.500 inscrições, e o número não para de crescer.
O projeto nasceu no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), que congrega os núcleos de Educação a Distância das universidades estaduais do Paraná, em parceria com as instituições filiadas à Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e com apoio da UAB/Capes (Universidade Aberta do Brasil).
“Creio que o sucesso representa a necessidade que professores e outras pessoas da nossa sociedade têm de formação em termos de Tecnologias Educacionais. O sucesso representa, também, a viabilidade de parcerias entre instituições para viabilização de um projeto e, ainda O Ideias é um sucesso porque está constantemente em construção, sendo que semanalmente são acrescidas formações ao nosso catálogo”, afirmou a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.
O objetivo é apresentar recursos, ferramentas, metodologias e plataformas a professores (e demais interessados) para que se atualizem sobre o uso prático de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em sala de aula. Por meio da perspectiva baseada no microlearning, os cursos são breves e objetivos.
O projeto pode ser acessado pelo endereço uvpr.pr.gov.br/ideias.
FERRAMENTAS E RECURSOS
Google Drive
Google Forms
Web e Live
Prezi
Webquest
Loom
Gravação de Vídeos
Podcast
Canva
Padlet
Construção Coletiva de Textos
Criação de vídeos interativos para o Moodle
PLATAFORMAS VIRTUAIS
Moodle
Google Classroom
METODOLOGIAS ATIVAS
Aprendizagem Ativa
LIVES E WEBINARS
Conteúdo do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Tutorial:
O Setor de Ciências Sociais Aplicadas da unidade universitária de Guarapuava divulgou dois editais no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro na manhã desta sexta-feira, 29.
Os editais de números 39 e 40 dizem respeito às homologações e convocações para avaliações nas seleções de professores formadores para os cursos da modalidade EaD de bacharelado em Administração Pública e especializações em Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde.
Os inscritos deferidos devem se apresentar em plataforma on-line nos horários descritos nos editais para provas de conhecimento no dia 9 de junho.
O Setor de Ciências da Saúde da unidade universitária de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulgou na segunda-feira, 25, o seu edital 28/2020, que abre processo seletivo simplificado para professor formador para atuar no curso de licenciatura em Educação Física na modalidade Educação a Distância.
São duas vagas disponíveis, ambas disciplinas de 68h: Socorros Urgentes e Treinamento Esportivo. As inscrições ficarão abertas até 25 de junho, pelo link informado no edital. Dúvidas a respeito da seleção devem ser enviadas para o contato sesirati.unicentro@gmail.com.
Edital 28/2020 – SES/I/UNICENTRO – Abertura de processo seletivo
Nesta segunda-feira, 25 de maio, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste completa 15 anos. Em todo esse tempo, muitas pessoas construíram partes da história, seja atuando na equipe multidisciplinar, nos setores administrativos e técnicos, na área de docência, tutoria, coordenações ou como estudante da modalidade EaD da instituição de ensino. Graduações, especializações, cursos abertos, parceiras e outros projetos especiais marcam uma trajetória pautada por desafios e conquistas.
De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, no decorrer dos últimos 15 anos, muitas pessoas participaram do desenvolvimento das atividades com comprometimento. “Nossos parabéns a todos que fazem parte da trajetória do Nead”, afirmou.
O coordenador do Nead/Unicentro, professor Leo Raifur, ressalta os desafios recentes enfrentados pelo núcleo no sentido de assessorar a universidade na formação de docentes e estudantes da modalidade presencial para a realização de atividades não presenciais, diante da pandemia de Covid-19. “Entramos de corpo e alma, trabalhando diuturnamente”, disse.
Ao destacar a trajetória, ele ressalta: “Juntamente com os parabéns e as felicitações pela data, cabe externar neste momento o nosso agradecimento a todos, gestores, professores, tutores e agentes administrativos que árdua e continuamente dedicaram-se para que esse avanço, esse estágio fosse alcançado.
Confira o depoimento do prof. Leo na íntegra:
https://youtu.be/45t-IAJRu94
De acordo com a coordenadora institucional da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e também da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, houve um avanço significativo no decorrer dos últimos anos, tornando a Universidade Estadual do Centro-Oeste uma referência também na EaD.
“Há 15 anos iniciamos um processo pensando cada vez mais em levar às pessoas um ensino de qualidade, um ensino para uma população que a ele não tivesse acesso. Nossa intenção era democratizar. Os desafios eram grandes. Não tínhamos, à época, tecnologias, ferramentas e plataformas que nos dessem esse suporte. De lá para cá, muita coisa mudou, e para melhor! Temos milhares de alunos formados. Somos referência em tecnologias, em materiais didáticos, em ações pedagógicas para Educação a Distância. Conquistamos parcerias. Avançamos muito, mas os desafios que nos colocam nesse cenário são ainda maiores”, afirmou.
Confira o depoimento da prof. Maria Aparecida na íntegra:
https://youtu.be/nWBZ4yCGjTI
Quem também deixa o seu depoimento em relação aos 15 anos do Nead foi a coordenadora adjunta da UAB/Unicentro, professora Christine Vargas Lima, que também é diretora do campus Santa Cruz da Unicentro. “Sou grata por fazer parte dessa equipe que contribui tanto para nossa universidade e comunidade. Vida longa ao Nead!”.
Confira o depoimento da prof. Christine na íntegra:
https://youtu.be/9OIzSGIQRgY
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São 3 turmas em 11 polos espalhados pelo Estado | Foto: Arquivo Polo UAB Apucarana
O curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste existe há uma década e está em sua terceira turma. Desde o seu nascimento, atingiu 11 polos UAB do Paraná e, por consequência, profissionalizou pessoas de municípios de diferentes regiões. A nota de reconhecimento do curso é 4,21 (de um total de 5). A graduação integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública.
A história começou em 2010 nos polos Universidade Aberta do Brasil de Apucarana, Bituruna, Flor da Serra, Laranjeiras do Sul, Nova Tebas, Palmital, Pato Branco e Pinhão, resultando em 191 alunos formados. A segunda turma (2015) foi ofertada nos polos Apucarana, Flor da Serra, Laranjeiras do Sul e Ivaiporã, com 109 alunos formados. A terceira turma está em andamento e começou em 2018, nos polos de Pato Branco, Pinhão, Prudentópolis e Iretama, com 100 estudantes matriculados atualmente.
“Desde o início nós entendemos a importância da EaD pública, acreditamos que pessoas que até então não poderiam ter acesso a um curso superior gratuito e de qualidade deveriam ser alcançadas. Foi um desafio transformar o quadro e o giz, por exemplo, em outras possibilidades, como ambiente virtual de aprendizagem e webconferências. Tivemos, junto com nossos professores, que desbravar, criar estruturas, sempre com apoio do Nead/UAB, da Unicentro, dos municípios. Olhar para trás e ver o resultado é gratificante”, afirmou o coordenador do curso e vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas (DEADM/G).
A equipe direta é composta ainda pela coordenação de Tutoria, onde atua o professor Marcio Alexandre Facini (DEADM/G). A secretaria está localizada no campus Santa Cruz da universidade e uma equipe de sete tutores auxilia no andamento das atividades, além do suporte da equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação UAB, sempre com comprometimento das coordenações dos polos UAB.
Muitos egressos hoje coordenam órgãos públicos em diferentes níveis (municipais, estaduais e federais) com expertise. “Tenho certeza de que isso ajudou muitos municípios a se desenvolverem ainda mais. No Estágio, registramos muitos cases que melhoraram rotinas. Isso é ver na prática a academia oferecendo benefícios às regiões paranaenses”, comentou o professor Ademir.
Segundo ele, outro fruto foi a ampliação do reconhecimento do nome da universidade. “Hoje, a Unicentro é um nome respeitado em todas as partes do Paraná e as pessoas falam com orgulho da nossa instituição, também em virtude dos cursos EaD. É muito bom ser parte dessa história”, finalizou.
Com informações da UVPR
A partir da tarde de quarta-feira, 20, dois novos cursos estarão disponíveis no catálogo do Ideias para uma Educação On-line. O projeto é composto por cursos breves, gratuitos, autoinstrucionais e com certificação.
A iniciativa é da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) juntamente ao portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro.
As formações podem ser acessadas na seção de Ferramentas e Recursos do site uvpr.pr.gov.br/ideias e apresentam ferramentas Google na educação, em especial, o uso do Google Drive e do Google Forms. Agora, são 13 cursos disponíveis:
Ferramentas e Recursos
Google Drive
Google Forms
Web e Live
Prezi
Webquest
Loom
Gravação de Vídeos
Podcast
Canva
Padlet
Plataformas Virtuais
Moodle
Google Classroom
Metodologias Ativas
Aprendizagem Ativa
Lives e Webinars
Conteúdo do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Confira o tutorial de acesso:
Com informações da UVPR
O primeiro ciclo do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas ocorreu entre outubro e novembro de 2019, com uma etapa virtual e outra presencial, em Curitiba (PR). Com sucesso de público e crítica, o evento atingiu 1.300 pessoas de todo o país. O Licon do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) é parceiro.
Diante da pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020, a UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) se uniram para ofertar um segundo ciclo do evento, com conteúdo aberto e totalmente on-line para a formação continuada de professores, na perspectiva do projeto Ideias para uma Educação On-line (área de Lives e Webinars).
Webinars, lives e cases
A programação conta com quatro unidades de conteúdos: Docência no Ensino Superior em Novos Tempos; Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem; Formação de Professores para/no Século 21 e Inovação: múltiplos desafios. Cada temática possui webinars com convidados especialistas e uma apresentação que foi realizada no formato de live na primeira edição. Há, também, um módulo com os cases que foram apresentados durante o encontro presencial por universidades e instituições sobre possibilidades das metodologias ativas no dia a dia.
Convidados
Os webinars contam com nomes de destaque na área de inovação educativa, como António Moreira (UAB Portugal), Rodrigo Barbosa e Silva (Stanford), Lúcia Maria Dupret (Fiocruz) e Padmanabhan Seshaiyer (George-Mason University). Para os cases, além de palestra do professor Ricardo Fragelli (UNB), são evidenciadas instituições como Google, Sesi-PR, Atari e iniciativas interessantes das instituições de ensino superior públicas do Paraná.
Realização
Importante ressaltar que o primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas foi possível graças a uma parceria entre UVPR, Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Câmara de EaD da Abruem, Sanepar, SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná), Unicentro, por meio do Nead/UAB com o portal Licon, e Unespar (Universidade Estadual do Paraná).
Serviço
Conteúdo aberto do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Evento on-line e gratuito
Inscrições no site uvpr.pr.gov.br/metodologiasativas
O portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro ultrapassou a marca de 10 mil inscritos no último final de semana.
No mês de maio, a plataforma completa um ano. No Licon estão hospedados cursos abertos, projetos especiais, repositório de recursos educacionais e outras iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
O projeto mais recente é o Ideias para uma Educação On-line, lançado em 30 de abril e criado pela UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O objetivo é oportunizar a formação docente para o uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos.
Outra novidade no Licon também é o relançamento do conteúdo do primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas com webinars e lives que discutem a formação docente em novos tempos. O evento foi um sucesso no fim do ano passado e, agora, diante da pandemia de Covid-19, que demanda reflexões e busca por inspirações para práticas, passa a ser disponibilizado novamente aos interessados.
Durante o mês passado, o Licon também oportunizou o treinamento de estudantes e professores dos cursos presenciais da Unicentro para o uso do Moodle, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado na instituição de ensino. Foram dois cursos especialmente criados pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB para o público da Unicentro. As formações seguem abertas.
Com informações da UVPR
Lançado no dia 30 de abril, o projeto Ideias para uma Educação On-line, da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) em parceria com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) alcançou pessoas de 20 Estados brasileiros e também do Distrito Federal.
No decorrer das duas últimas semanas, as inscrições não pararam de aumentar, conforme dados do portal Licon (Livre Conhecimento) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que hospeda os cursos. Considerando todas as opções disponíveis no catálogo, foram mais de mil inscrições.
O projeto Ideias foi criado dentro da proposta de microlearning, focando na formação de docentes (e demais interessados) para o uso de TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos. É importante salientar que o projeto vai sendo ampliado, sendo assim, é interessante voltar à página de vez em quando para conferir as novidades (uvpr.pr.gov.br/ideias).
De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a repercussão tem sido muito positiva e o resultado é esforço coletivo de todas as instituições parceiras envolvidas.
Os cursos são gratuitos, breves, autoinstrucionais e com certificação. Os alunos podem escolher formações distribuídas em quatro áreas: Ferramentas e Recursos, Metodologias, Plataformas Virtuais e Lives e Webinars.
Aliás, uma novidade dentro do projeto é o relançamento do conteúdo do I Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas (que teve o primeiro ciclo no fim de 2019 – uvpr.pr.gov.br/metodologiasativas) na seção de Lives e Webinars. Assim, os interessados podem refletir sobre a docência nos tempos atuais a partir da perspectivas de convidados especialistas renomados.
Siga as redes sociais da UVPR para acompanhar as divulgações relativas ao projeto Ideias:
Tutorial de acesso ao Ideias:
Com informações da CCS Capes
Os cursos UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) desenvolvidos na modalidade Educação a Distância em vários polos espalhados pelo Paraná não tiveram interrupção das atividades (veja nota oficial).
Videoaulas gravadas e editadas, produção de materiais didáticos, acompanhamento em ambiente virtual de aprendizagem e apoio integral aos alunos por meio de grupos de mensagens instantâneas, webconferências e fóruns. Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, diferentes tecnologias têm sido utilizadas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para que as atividades dos cursos de ensino a distância sejam mantidas.
Os estudantes continuam a participar das aulas nas instituições que integram o programa, com as devidas adequações por causa da Covid-19. Há também tecnologias próprias para as avaliações remotas. Os tutores e assistentes à docência, que são bolsistas da Capes, estão mobilizados para o atendimento aos estudantes.
Funcionando desde 8 de junho de 2006, a UAB se transformou no maior programa público de educação a distância. No momento, são 116.755 alunos matriculados em 143 cursos de licenciatura, bacharelado, especialização e de tecnólogo. Participam do sistema 118 instituições públicas de ensino, dentre elas, a Unicentro.
Interiorização do ensino superior
Além de fomentar e desenvolver a educação a distância, a UAB tem expandido e interiorizado a oferta de cursos de educação superior no País. Dos 848 polos que compõem o sistema, 70% se localizam em municípios com menos de 100 mil habitantes.
Para chegar a lugares distantes, a UAB estimula as instituições de ensino a criar e desenvolver seus programas, métodos e ferramentas de ensino a distância. Depois, incentiva a fazer parcerias com os governos (federal, estadual, municipal) para implementar esses projetos. Ainda em cooperação, implanta centros de formação que sejam permanentes – os polos – em localidades consideradas estratégicas, para que os estudantes possam frequentar as aulas presenciais e, no caso daqueles que não têm computadores e internet, acessar os conteúdos dos materiais didáticos utilizados.
As instituições participantes desenvolvem e oferecem os cursos, produzem os recursos educacionais, selecionam os alunos e conduzem as avaliações dos estudantes. Os municípios e estados ficam responsáveis pelos polos de educação presencial. Cada polo UAB conta com estrutura para atividades presenciais obrigatórias. Elas devem conter laboratório de informática, biblioteca física e salas multiuso. Um mesmo polo UAB pode oferecer cursos desenvolvidos por mais de uma universidade.
O projeto “Conexão Geográfica: Educação além da Covid-19” tem o objetivo de refletir e construir ações colaborativas sobre a educação geográfica e o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nos processos educativos no contexto da pandemia da Covid-19. A proposta do projeto é de desenvolver ações que permitam aos professores de Geografia a possibilidade de ampliarem suas práticas educativas durante o período de isolamento social.
Além das pesquisas que os integrantes do grupo desenvolvem, as principais ações realizadas são as lives, com professores renomados e que tratarão de temas atuais (confira aqui todos os temas que serão debatidos), e os tutoriais que estão sendo desenvolvidos e estarão em breve à disposição em formato de cursos abertos, no portal Licon (Livre Conhecimento), do Nead/UAB Unicentro (acesse a aqui a área de cursos do Licon).
Nesta quarta, dia 13 de maio, a primeira webconferência debaterá o tema “Educação Geográfica no contexto da pandemia da Covid-19” (acesse aqui mais informações sobre o evento). A webconferência de hoje poderá ser acessada pelo link http://meet.google.com/fup-mdev-kow. As inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação para cada evento, sendo que o link para inscrições será divulgado no chat, durante a webconferência.
A iniciativa é do grupo de pesquisa e extensão EducartGEO da Unicentro, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava e o Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil (Nead/UAB) da Unicentro. O projeto também conta com apoio do Departamento de Geografia (Degeo) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Unicentro.
Já está no ar o número 03 da revista científica Aproximação, produzida pelo Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da Universidade Estadual do Centro-Oeste, com nove artigos e uma entrevista especial – com o cientista político Francisco Sánchez López, diretor do Instituto de Iberoamérica (II) da Universidad de Salamanca (USal, Espanha), uma das mais antigas do mundo (800 anos de funcionamento).
Com um Comitê Científico bastante internacionalizado, a Aproximação tem periodicidade trimestral (a edição atual se refere de abril a junho de 2020), com ISSN 2675-228X. O volume 03 (bem como os dois anteriores) estão disponíveis neste link.
Desta vez, o dossiê temático versa sobre Metodologias Ativas. Um dos papers, por exemplo, debate o protagonismo e o empreendedorismo no Ensino Médio, a partir das experiências das Oficinas de Aprendizagem do Sesi Paraná, escrito por Fabiane Franciscone e Giovana Chimentão Punhagui.
Em paralelo, o call for papers (CFP) para o número 04 da Aproximação pode ser acessado aqui. Além de artigos com temática livre, serão aceitas submissões para o dossiê ‘O papel da EaD no futuro do Ensino Superior: aspectos administrativos, financeiros e políticos (programas de Governo ou de Estado)’. O prazo, independentemente do tema, é 31 de maio próximo.
A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) lançou a iniciativa Marcha Virtual Pela Ciência, que congrega ações nacionais neste dia 7 de maio. O objetivo principal é ressaltar a importância da ciência e da tecnologia no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
As universidades e outras instituições estão se manifestando com conteúdos e postagens que enfocam as hashtags #paCTopelavida #fiqueemcasacomaciência e #MarchapelaCiência. Também é incentivada a manifestação virtual por meio do Manif.app.
A UVPR (Universidade Virtual do Paraná), da qual o Nead/UAB Unicentro faz parte, em parceria com a Coordenação de Ciência e Tecnologia da Seti-PR e com a UEM lançou uma página com conteúdos relacionados à Marcha Virtual pela Ciência. Clique aqui.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste também divulgou uma página para congregar notícias das ações da instituição de ensino no combate ao novo coronavírus, comentários da Reitoria e mensagens. Clique aqui.
A programação nacional agrupada pela SBPC pode ser acompanhada aqui.
O Dia Nacional da Matemática foi comemorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste na quarta-feira, 6 de maio. Em 2020, o curso de Matemática da universidade (campus Cedeteg) completa 50 anos. Os departamentos das unidades universitárias de Guarapuava e de Irati se reuniram para realizar um evento on-line alusivo às datas. O Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da Unicentro, por meio de Setor de Vídeos e Comunicação, foi parceiro da iniciativa.
A live com o prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Unesp Rio Claro) abordou o tema Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Vídeos Digitais em Sala de Aula, Covid-19 e Educação Matemática. Pessoas de todo o Brasil, e também do exterior, acompanharam a transmissão realizada no canal Nead/UAB no YouTube. O vídeo, que já conta com 1.500 visualizações, segue disponível para quem não conseguiu acompanhar ao vivo! Clique abaixo.
Na tarde do dia 4 de maio foi realizada uma live no curso sobre Moodle Básico para professores da Unicentro. A equipe do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da universidade tirou as principais dúvidas dos docentes. Quem não conseguiu acompanhar ao vivo, pode ver o vídeo aqui.
Vale ressaltar que o curso segue aberto aos docentes da instituição de ensino. Para se inscrever, basta acessar o endereço licon.unicentro.br O objetivo é tirar as principais dúvidas a respeito de postagem de conteúdos, ferramentas, recursos e acompanhamento dos estudantes no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Dúvidas a respeito do curso devem ser enviadas para o e-mail moodleprof.unicentro@gmail.com. O primeiro acesso (autenticação no portal quando se clica no card do curso) é pelo CPF do(a) professor(a).
O curso está no portal Licon (Livre Conhecimento), que também contempla outros cursos autoinstrucionais gratuitos e breves de formação docente para o uso de TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação), por meio do projeto Ideias para uma Educação On-line (UVPR/Abruem – uvpr.pr.gov.br/ideias).
O canal do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste atingiu a marca de 30 mil inscritos no YouTube. Desde 2012, quando foi lançado, o canal registra 3.890.079 visualizações nos vídeos públicos.
Dentro da perspectiva de livre conhecimento adotada pelos projetos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB Unicentro, como o próprio portal Licon, o canal disponibiliza vídeos produzidos no âmbito de cursos da modalidade EaD da universidade, sobretudo no sistema UAB.
Somente no último mês, o canal obteve 120.744 visualizações. O número de inscritos mensais tem aumentado desde o início da pandemia de Covid-19, em virtude da busca de conteúdos educativos de qualidade na internet por muitas pessoas que estão estudando de casa.
O canal, que pode ser visitado aqui, possui uma série de playlists divididas por temáticas (as chamadas webséries) ou cursos.
O objetivo do projeto Ideias para uma Educação On-line é formar professores em âmbito nacional para atuarem em processos que envolvam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades não presenciais, ou em cursos na modalidade de Educação a Distância. As formações são desenvolvidas com parcerias no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), em conjunto com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais).
O lançamento ocorre em 30 de abril de 2020, a partir das 13h, e os cursos estão hospedados no portal Licon (Livre Conhecimento) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). As capacitações apresentadas são gratuitas, têm curta duração e foram pensadas para ofertar formação continuada aos docentes e ao público interessado nas temáticas de maneira objetiva e simplificada. A certificação varia conforme a carga-horária, a partir de 30h.
O projeto especial quer incentivar o uso de metodologias, recursos, ferramentas e plataformas que possam favorecer abordagens e práticas tanto em cursos presenciais quanto da modalidade EaD. A proposta é colaborativa, pretendendo que os participantes se tornem ativos, divulgadores de suas práticas e construtores de suas trilhas de aprendizagem.
Como se constitui como um projeto de formação continuada, as atividades são criadas em conjunto, podendo ser modificadas ou ampliadas no decorrer do processo, se pautando na perspectiva da aprendizagem em microlearning. Trata-se de uma abordagem autoinstrucional (sem tutoria), que pode ser adaptada à disponibilidade de tempo do aluno.
De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o projeto estava em planejamento há algum tempo e foi impulsionado pela situação atual. Em virtude da pandemia de Covid-19, as instituições de ensino suspenderam atividades presenciais. Muitas estão buscando alternativas para proporcionar interação com os acadêmicos.
“Os cursos são tanto para EaD quanto para melhorar práticas na educação presencial. Apresentaremos ferramentas, metodologias e possibilidades que vão dar novas ideias aos nossos professores, o que é algo muito importante em qualquer tempo e ainda mais agora”, afirmou.
Vale ressaltar que a UVPR reúne os núcleos de EaD das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Já a Abruem tem universidades estaduais e municipais, representando várias regiões brasileiras.
Catálogo do Lançamento
(ATENÇÃO! Novos cursos serão adicionados ao catálogo nas próximas semanas)
PLATAFORMAS VIRTUAIS
Moodle Básico
Google Classroom
METODOLOGIAS ATIVAS
Aprendizagem Ativa
FERRAMENTAS E RECURSOS
Prezi
Webquest UEM
Loom
Padlet
Gravação de vídeos
Canva: ferramenta colaborativa
Projeto Ideias para uma Educação On-line
Realização: UVPR, Câmara de EaD da Abruem e Licon Unicentro
Cursos gratuitos, autoinstrucionais e com certificação
O Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro vai lançar um curso sobre o Moodle exclusivamente para docentes da universidade no portal Licon (Livre Conhecimento). A capacitação on-line estará disponível na plataforma a partir de segunda-feira, 27.
É importante ressaltar que o professor da universidade deve acessar este link, que leva diretamente ao curso, sendo que identificação de usuário e também a senha serão seu CPF.
O conteúdo aborda dicas e ferramentas relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso é gratuito, com certificação e não tem data de fechamento, sendo assim, os inscritos podem realizar as atividades dentro de suas possibilidades de horários.
O treinamento espera tirar as principais dúvidas referentes à postagem de conteúdos, organização dos materiais e acompanhamento dos estudantes no AVA, principalmente durante o período de atividades não-presenciais da instituição de ensino, em virtude da pandemia de Covid-19.
Curso on-line Moodle para professores
Público-alvo: exclusivo para docentes da Unicentro
Acesso pelo CPF (login e senha)
Seção de Formação em EaD do site https://licon.unicentro.br
A partir de 27/04, segunda-feira
Dúvidas: moodleprof.unicentro@gmail.com