Integrantes da coordenação do tecnólogo, Cleverson e Fabio, no polo Astorga

O polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) Astorga, coordenado por Adriana Paula Cheron Zanin, está realizando a sua V Semana Acadêmica. O evento continua até sexta-feira, 27, com o tema “Educação: a formação do comportamento social na contemporaneidade”. A programação é diversificada, contando com a participação de integrantes das instituições de ensino parceiras, como a Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Na quarta-feira, 25, o coordenador do curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública da Unicentro, professor Cleverson Salache (DEADM/G), participou com o tema “Empreendedorismo: estratégias e inovação”.  Já o coordenador de Convênios e Captação de Recursos da Unicentro e integrante da coordenação do tecnólogo, Fabio Horst, falou sobre a importância da capacitação dos servidores públicos.

O evento foi especialmente pensado para os alunos do polo, que tem cursos de diversas áreas, tanto de graduação como de pós-graduação. Os tópicos discutidos versaram sobre temas multidisciplinares, como educação, qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento histórico.

Coordenadora do Nead representou Câmara de EaD da Abruem

Na tarde de quarta-feira, 25, a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, representou a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) no lançamento oficial do PROFEI (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional), na modalidade Educação a Distância.

Na cerimônia, realizada no campus de Presidente Prudente da Unesp, ela substituiu o presidente da Câmara de EaD da Abruem, professor Marcus Tomasi, reitor da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). O evento integrou a programação do VII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e V Simpósio Internacional de Educação a Distância. Também estiveram na cerimônia representantes da DED/Capes e da Universidade Estadual Paulista, além de outras instituições de ensino envolvidas.

Em breve o projeto do mestrado será detalhado em nossas divulgações, continue acompanhando!

 

O Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas vai discutir assuntos pertinentes para o futuro da educação. São duas etapas, a virtual e a presencial, ambas com temas importantes para os profissionais da educação.

Entre os assuntos que estarão em debate, destacam-se a aplicação das metodologias ativas; os desafios da educação híbrida; a aprendizagem cooperativa; a relevância da formação de professores; os novos espaços de aprendizagem e a inovação educacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

 

Etapas
A etapa virtual ocorrerá durante o mês de outubro na plataforma Licon do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. A programação terá webinars, lives e chats para discussão. A cada semana, uma nova temática será apresentada por meio de falas de convidados experts, tanto do Brasil quanto de outros países, como Estados Unidos, México e Portugal.

A fase presencial, por sua vez, será realizada em Curitiba, nos dias 11 e 12 de novembro, no EMBAP/Unespar, contando com palestra e cases tanto de instituições de ensino quanto de empresas. O objetivo é apresentar práticas, refletir a respeito de tendências e atualizar os profissionais a respeito das metodologias ativas.

O público-alvo é composto por professores da rede superior e da educação básica, pesquisadores, dirigentes educacionais para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências com o uso de metodologias ativas na educação, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

Realização
A realização é da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) por meio da UVPR (Universidade Virtual do Paraná). São apoiadores o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e a SEED (Secretaria de Estado da Educação). São organizadoras a Seti, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

 

ETAPA VIRTUAL

Data: entre 7 de outubro e 1º de novembro de 2019

Local: na plataforma Licon

 

ETAPA PRESENCIAL

Data: 11 e 12 de novembro de 2019

Local: no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370

 

CONTATO

Informações: (41) 3281.7324 (Seti) ou (42) 3621-1095 (Nead Unicentro)

 

INSCRIÇÕES

Gratuitas: https://licon.unicentro.br/sma

Equipe do Nead Unicentro relacionada à coordenação e suporte do curso: Maria Aparecida, Manuela, Peterson e Guilherme

Após um período de ambientação teve início, na última segunda-feira, 16, a terceira oferta do curso de aperfeiçoamento na modalidade EaD de Gestão Articulada de Polos, desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Desta vez, a turma de 677 pessoas de todo o país é composta por coordenadores de polos UAB (Universidade Aberta do Brasil), secretários(as) de polos e assistentes a docência. 

De acordo com o diretor de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior), Carlos Lenuzza, é fundamental o engajamento dos coordenadores dos polos UAB, existentes em mais de 800 municípios brasileiros, não apenas com as questões administrativas do dia a dia, mas também com a capacitação pedagógica para auxiliar ativamente no processo de formação de profissionais e docentes. “Queremos que tudo corra bem nesse curso especialmente desenvolvido para vocês”, afirma.

O conteúdo foi totalmente produzido pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, a partir de pesquisas das coordenadoras do curso, professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Manuela Pires Weissbock Eckstein, em parceria com a equipe de TI (Tecnologia da Informação). O curso é realizado no Licon, plataforma de Livre Conhecimento do Nead Unicentro.

A capacitação se tornou possível por meio de uma parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e com o Fórum Nacional dos Coordenadores de Polo. Somando com os inscritos das duas primeiras turmas, o curso já atingiu o público de 1.784 pessoas em todo o Brasil. 

O objetivo é padronizar ações e procedimentos em todo o território nacional, melhorando aspectos da comunicação interna e externa e impulsionando o desenvolvimento dos projetos locais relacionados à Universidade Aberta do Brasil.

Com Assessoria Udesc

Entre 11 e 13 de setembro o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro participou do 2º Simpósio Internacional de Inovação na Educação Superior, em Florianópolis (SC). A organização do evento foi uma parceria da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), da qual a Universidade Estadual do Centro-Oeste faz parte por meio da coordenação do Nead.

Apresentação de curso desenvolvido pelo Nead Unicentro

Além de auxiliar na organização do evento, a comitiva do Nead apresentou dois trabalhos científicos e gravou uma série de entrevistas com pesquisadores da área da inovação na educação superior, as quais serão utilizadas em um evento virtual que está em organização, direcionado às práticas docentes.

SIIES
A programação reuniu cerca de 200 participantes, incluindo professores, alunos e profissionais de Educação, no Oceania Park Hotel, em Florianópolis, para debater as

Entrevistas com palestrantes

potencialidades do ensino superior para inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade. O tema central abordou o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva.

Ao longo de três dias, o evento contou com oito mesas-redondas, além das palestras de abertura e encerramento, ministradas por especialistas de diversos países, incluindo Brasil, Portugal, Itália, Índia, México e Espanha. 

Pela manhã, ocorreram as apresentações dos 53 trabalhos científicos aprovados nas categorias “Comunicação oral” e “Pôster”. O evento também contou com apresentações culturais e lançamentos de livros.

O reitor da Udesc e presidente da Câmara de EAD da Abruem, Marcus Tomasi, destacou no evento que a inovação é questão de sobrevivência para as instituições de ensino superior, que precisam debater novas práticas, buscando maior alinhamento com a sociedade e conexão com seus estudantes. “As universidades precisam se desencapsular. Temos que ir além da formação, criar esse círculo virtuoso do conhecimento por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou.

Soreya foi recebida pelo reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza

No dia 10 de setembro a professora e pesquisadora Soreya Reyes González, diretora da Fundación EducaTech, do México, esteve em Guarapuava para visita à Unicentro. A docente veio ao Sul do Brasil para participar do 2º SIIES (Simpósio Internacional de Inovação na Educação Superior, em Florianópolis) e aproveitou para conhecer ações e projetos da universidade paranaense a convite da coordenação do Nead (Núcleo de Educação a Distância).

Soreya visitou os campi Cedeteg e Santa Cruz, foi apresentada ao trabalho do Nead, ao ERI (Escritório de Relações Internacionais) e foi recebida pelo reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza, que indicou as atividades relacionadas à internacionalização desenvolvidas na instituição de ensino. 

À noite, ela proferiu a palestra “Cultura da Inovação na Educação do Século 21” no Cinema do campus Santa Cruz , com transmissão online pelo canal do Nead no YouTube, direcionada aos estudantes da modalidade EaD, polos UAB (Universidade Aberta do Brasil) e para alunos de Pedagogia do campus de Irati. 

“Agradeço o convite para compartilhar minhas experiências em educação híbrida. Pude conhecer a universidade e fizeram me sentir em casa. Apesar da visita rápida, percebi o grande interesse em internacionalizar cada vez mais a Unicentro para que os estudantes possam ter mais oportunidades de colaboração em outras partes do mundo”, comentou. 

Soreya é professora, pesquisadora e gestora de projetos inovadores nas áreas de Educação Híbrida e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui experiência em internacionalização, investigação de mercados, inovação educativa e gestão universitária, atuando no México, Estados Unidos e Europa.

Evento será no Oceania Convention Center, em Florianópolis

O 2º SIIES (Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior) será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro em Florianópolis (SC). A organização é da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e da Câmara de Educação a Distância da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) com o apoio de universidades, como a Unicentro, por meio da coordenação do Núcleo de Educação a Distância. As inscrições para ouvintes continuarão abertas até a data de início do evento.

A programação contempla a participação de experts renomados de diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Itália, México, além de pesquisadores renomados do Brasil, que falarão sobre temas pertinentes. A coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, fará a mediação de uma das mesas redondas, sobre “E-learnig”, na manhã do dia 12. O evento ocorrerá no Oceania Park Hotel, Spa e Convention Center. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior
11 a 13 de setembro de 2019
Oceania Park Hotel e Convention Center (R. do Marisco, 550, Ingleses, Florianópolis, SC)

 

11 de setembro
14 às 18h – Credenciamento
18h30 às 19h30 – Abertura
19h30 – Palestra MagnaDesafios e oportunidades para aprendizagem no mundo digital“, com Ronaldo Mota. Mediação: Marcus Tomasi (Udesc)


20h30 – Coquetel e Apresentação Artística

12 de setembro
8 às 10h – Comunicações orais
10 às 10h30 – Intervalo
10h30 às 12h30 – Mesas Redondas 
“E-learning”
Mediação: Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro)
Palestrantes: Luciano Sathler (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix) – “E-learning para a Economia Digital, uma proposta para centros regionais de desenvolvimento“.
Soreya Reyes González (Fundación EducaTech e Universitat Oberta de Catalunya no México) – “E-learning y innovación educativa“.

 

“Educação Híbrida”
Mediação: Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA)
Palestrantes: Antonio Moreira (Universidade Aberta de Portugal) – “Sentidos do Hibridismo numa era de convergências na educação superior
Lilian Bacich (Instituto Singularidades) – “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”.

12h30 às 14h – Intervalo

14 às 16h30 – Mesa Redonda
“Experiências Inovadoras em Pesquisa e Educação Superior”
Mediação: Klaus Schlünzen Junior (Unesp)
Palestrantes: Fábio Zabot Holthausen (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) – “O Ecossistema de Inovação e Pesquisa do Ensino Superior na Visão da FAPESC”.
Nora Elena Gil Ramírez
(Universidad Cooperativa de Colombia) – “Un modelo educativo crítico com enfoque de competências: a experiência da Universidad Cooperativa de Colômbia”.

16h30 às 18h30 – Lançamento de Livros e Coffee Break

 

13 de setembro
8 às 10h – Comunicações Orais
10 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 12h30 – Mesas Redondas 
“Metodologias Inovadoras”
Mediação: Carlos Willians Jaques Morais (UEPG)
Palestrantes: Padmanabhan Seshaiyer (George Mason University de Virginia/EUA) – “Transforming institucional practices through innovations in teaching and learning”.
Ricardo Fragelli
(Universidade de Brasília) – “Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”.

 

“Tecnologias para o Ensino e Aprendizagem”
Mediação: Maria Luisa Furlan Costa (UEM)
Palestrantes: Sara Trindade (Universidade de Coimbra/Portugal) – “Disruptiva, Conectada e Engajada: expectativas para a educação superior no século 21”.
Nelson Pretto (Universidade Federal da Bahia) – “Educação e Ciência: conceitos em disputa e desafios para as universidades”.
Maria Ranieri (Universidade de Florença/Itália, via web) – “Faculty Professional Development: the didel case from the University of Florence”.

12h30 às 14h – Intervalo

14h às 16h30 – Mesas Redondas

 

“Avaliação”
Mediação: Nilse Maria (UNEMAT)
Palestrantes: Denise Abreu e Lima (Secretaria de Ensino Superior/MEC) – “Feedback como constitutivo da avaliação em EaD”.
Katia Morosov Alonso
(Universidade Federal de Mato Grosso) – “Avaliação, Aprendizagem e Qualidade da Educação: cenários e contextos”.
Denia Falcão Bittencourt
(Inova Práticas Educacionais) – “Avaliações da Aprendizagem na EaD”.

 

“Experiências inovadoras em Educação Superior no Brasil”
Palestrantes: Klaus Schlünzen Junior (Unesp) – “Mobilidade virtual em Educação Superior: a experiência da Unesp com a Universidade Aberta de Portugal”.
Vidal Martins (Pontífice Universidade Católica do Paraná) – “Experiências inovadoras de aprendizagem: a busca da PUC-PR”.
Carlos Lenuzza (Diretoria de EaD da Capes) e Carlos Alberto Schneider (Fundação Certi)

 

19h – Palestra de Encerramento “Projetos Internacionais e Inovação em Educação Superior” com Vilma Fuentes (Santa Fe College – Flórida/EUA)

Por Redação CCS/CAPES

Essenciais ao processo de interiorização do ensino superior público no país, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) concorrerão ao Prêmio Polo EaD UAB em Ação, oferecido pela Capes, por suas iniciativas criadas e executadas. A láurea, destinada aos polos cadastrados no Sistema Eletrônico de Informações da UAB (SisUAB), será dada ainda neste ano.

Unidades associadas, desligadas, conveniadas à UAB e não-UAB não podem concorrer. A premiação terá nove critérios de avaliação, discriminados por pesos que variam de 0,5 (participação do polo em trabalho voluntário, atividades comunitárias, associações de bairros, brigadas de incêndio e associações escolares) a 10 (realização de eventos técnico-científicos no polo).

Até dia 8 de novembro os polos interessados deverão enviar à Capes os documentos exigidos para participar do processo. Os três primeiros colocados serão revelados em dezembro. A data para entrega dos prêmios será definida de acordo com a disponibilidade dos coordenadores das unidades vencedoras. Todos os detalhes sobre o prêmio foram divulgados aos polos em ofício publicado em junho.

Sistema UAB
Instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema UAB tem como prioridade contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por isso, as vagas são prioritariamente voltadas à formação inicial de professores da educação básica.

Atualmente, 928 polos (sendo 777 ativos) fazem parte da UAB. Presente em todos os estados do país, além do Distrito Federal, o sistema tem cerca de 170 mil estudantes, matriculados em cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura e especialização oferecidos por 133 instituições públicas de ensino superior.

Confira vídeos sobre o Sistema UAB e o Prêmio Polo EaD UAB em Ação.

Atividades começaram na manhã desta quinta-feira

Nos dias 22 e 23 de agosto a Universidade Estadual do Centro-Oeste recebeu o perito Gustavo Abib, professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná). O docente integra a comissão designada para avaliar o curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública, que passa por processo de reconhecimento.
A agenda contemplou apresentações, reuniões, visitas a estruturas físicas e elaboração de relatórios.

A análise é feita após metade do cumprimento da carga-horária da primeira turma. O curso da Unicentro teve início em 2018 na modalidade Educação a Distância e conta com 1.200 estudantes distribuídos em 28 polos espalhados pelo Paraná.

As atividades relativas ao processo de reconhecimento tiveram início da manhã de quinta-feira, 22, com abertura oficial na Sala dos Conselhos do campus Santa Cruz. Estiveram presentes diversas autoridades da instituição de ensino superior, tais como reitor, pró-reitores, coordenação do Nead (Núcleo de Educação a Distância), coordenação do curso e integrantes do corpo docente da graduação.

“Estamos conquistando pontos em crescimento com avaliações positivas, e muito disso é fruto da dedicação da nossa equipe. A nossa EaD tem uma larga experiência, desde 2005, sempre inovando”, ressaltou o reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

“Esperamos tecer discussões interessantes no decorrer da visita, pois cada avaliação de curso, para nós, é singular. Isso porque nos remete a pensar uma série de proposições e nos faz avançar na qualidade do ensino”, afirmou a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

“Sempre tentamos, em conjunto, ser referência, e ficamos felizes pelo trabalho que nos fez chegar a números muito favoráveis”, disse o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G). O professor Abib agradeceu a acolhida das equipes, teve acesso aos detalhes do trabalho desenvolvido e encerrou a sua visita técnica na tarde de sexta-feira, 23. Ele possui prazo para emitir seu parecer.
Confira abaixo a edição do boletim informativo Aproximação a respeito do tema. As fotos estão na galeria da notícia.

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As professoras Adriana Massae Kataoka e Patrícia Carla Giloni de Lima (DEBIO/G) tratam da questão da Educação Ambiental em uma série de vídeos publicados no canal do Nead Unicentro no YouTube. 

Além de problematizar as abordagens teóricas com relação ao assunto, as docentes apontam para possibilidades práticas. Os conteúdos foram abordados em disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas da Unicentro na modalidade Educação a Distância e agora são repercutidos como material de apoio para outros estudantes. Confira abaixo:

O portal Licon do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná disponibiliza um catálogo com cursos abertos, gratuitos e que possuem certificação. Atualmente, são 10 cursos de curta duração e autoguiados disponíveis. O objetivo é atualizar regularmente o acervo com capacitações em diversas áreas do conhecimento. Compartilhe a informação com seus colegas!

No passo a passo abaixo você aprende a acessar os cursos abertos do Licon:

Objetivo foi trocar experiências sobre trabalhos técnicos e operacionais

Na última semana, uma comitiva de integrantes da equipe relacionada ao Nutead UEPG (Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa) realizou visita técnica em setores do Nead Unicentro (Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste). O objetivo foi trocar informações sobre questões operacionais, principalmente da produção de material didático e outras ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos cursos na modalidade Educação a Distância.

A equipe do Nead Unicentro, coordenada pela professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, apresentou seus principais projetos. A reunião ocorreu na tarde de quinta-feira, 15, contando com a visita de Cristine Isabel Simão, Maria Luzia F. Bertholino dos Santos, Fernanda Bassani e Eloise Guenther. 

“O encontro foi muito proveitoso, uma vez que compartilhamos conhecimentos dentro das nossas práticas diárias com a Educação a Distância”, disse Fernanda. “A visita ao Nead foi muito proveitosa, reitero a fala de minhas colegas, compartilhar as ideias, trocar experiências é fundamental para o sucesso do trabalho. A equipe do Nead foi muito gentil em nos receber e agradecemos a atenção recebida”, ressaltou Cristine.

“Considero muito importante este estreitamento de laços entre os dois núcleos, tendo em vista o novo momento de produção de materiais em formato ebook. Durante a visita técnica pude entender a forma de utilização de diversas ferramentas que serão muito importantes na finalização dos arquivos. A equipe Nead foi bastante atenciosa ao dispor toda a atenção de seus diagramadores e designers para auxiliar nossa equipe. Fomos muito bem atendidos pelos profissionais da Nead Unicentro e me ponho à disposição para futuras parcerias e possíveis consultorias”, finalizou Eloise, que atua na área de design gráfico e diagramação no Nutead UEPG.

A pedido da coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), professora Ilka Serra, a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, gravou um depoimento sobre o portal Eskada.

A plataforma de cursos abertos da UEMA ganhou novo nome e outras inovações que foram lançadas recentemente e podem ser conferidas aqui. O Eskada foi uma das inspirações para o desenvolvimento do Licon, o portal de Livre Conhecimento do Nead Unicentro.

Veja abaixo a produção do Nead Vídeos, que tem no roteiro a explicação do que são e qual a importância dos MOOCs (sigla de massive open online courses).

Metodologia utilizada na pesquisa

Os estudantes do 4º ano do curso de Ciência da Computação da Unicentro, Alan Henschel Costa e Paulo Ricardo Viviurka do Carmo, atuam como bolsistas-pesquisadores no Nead. O projeto desenvolvido é “Data Science e evasão estudantil: um estudo de caso no contexto do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste”. Eles são orientados desde 2018 pelo professor Sandro Rautenberg (DECOMP/G) com supervisão das professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Marta Anciutti Rodrigues.

De acordo com Paulo e Alan, o objetivo da investigação é encontrar dados e relações que possam auxiliar a coordenação do Nead na tomada de ações, principalmente no que se refere à diminuição da desistência de estudantes dos cursos na modalidade Educação a Distância. 

“Acreditamos que esse projeto será de relevância, pois quando estiver concluído o Nead terá acesso a expressivas quantidades de informações que podem ser convertidas em melhores planejamentos e decisões. Temos grande convicção nisso e esperamos entregar a melhor plataforma possível para que isso aconteça”, afirmaram.

A pesquisa tem dado frutos, como publicação em congressos relevantes da área, por exemplo o 2º Workshop de Informação, Dados e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, além de integrar o corpus dos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos.

Curso está se preparando para processo de reconhecimento

A coordenação do curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Centro-Oeste deu início aos preparativos da formatura de cerca de 1.200 estudantes. Como a graduação conta com alunos em 28 polos UAB espalhados pelo Paraná, as cerimônias foram aglutinadas por região, resultando em 12 eventos que ocorrerão a partir de abril de 2020.

De acordo com o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G), o tecnólogo se destaca pela baixa evasão. “Estamos chegando ao fim do ciclo com 70% dos alunos ingressantes. O resultado positivo é fruto do esforço da coordenação do curso, com um grupo de oito professores atuantes; da proximidade com os polos; do cuidado com as necessidades e expectativas dos alunos e pelas inovações implantadas em nossa metodologia de trabalho”, ressaltou.

Segundo ele, uma das diferenciações do curso é o trabalho de conclusão focado no local de trabalho do aluno, tendo em vista que o público-alvo é formado sobretudo por funcionários públicos. Assim, o graduando pode melhorar sua atuação profissional e contribuir para o desenvolvimento local.

No ponto de vista do coordenador de tutoria do curso, professor Arildo Ferreira (DEADM/G), a graduação em Tecnologia em Gestão Pública alcançou, além do patamar quantitativo, pelo número de acadêmicos, a questão qualitativa. Assim, atingiu a essência da Educação a Distância pública de incluir, diminuir distâncias e gerar impacto social. 

“Temos a consciência da transformação que o curso promoveu na vida de muitos estudantes, principalmente de faixas etárias maiores, que antes sequer tinham conhecimentos básicos de informática, e agora estão perto de conquistar o diploma. Nosso público é muito diferenciado, e sabemos de várias histórias emocionantes”, contou.

Com relação à formatura, a coordenação informou que todos os municípios que sediam o curso serão visitados para que as coordenações dos polos e os tutores possam receber orientações quanto às próximas etapas. 

A graduação é realizada com recursos da Capes, por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil); e da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), contemplando recursos do Detran-PR e da Seti. Trata-se do primeiro curso tecnólogo EaD da Unicentro.

 

Reconhecimento
O curso também está se preparando para o processo de reconhecimento, análise que é feita após a metade do cumprimento da carga-horária da primeira turma. A visita do perito designado pelo MEC, que verificará a execução do projeto pedagógico, está agendada para agosto. Uma reunião de planejamento, entre coordenações do curso e do Núcleo de Educação a Distância, foi realizada no dia 12 de agosto.

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná divulgam o edital nº 029/2019/Propesp/NUPG, que retifica o anexo 1 do edital nº 027/2019/Propesp/NUPG. Assim, foram feitas algumas alterações no cronograma de seleção de alunos dos cursos de especialização em Libras, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde na modalidade Educação a Distância.

 

Novo cronograma

O edital das inscrições homologadas deve ser lançado a partir do dia 9 de agosto, como anteriormente previsto. O sistema do processo seletivo será novamente aberto para ajuste de documentos pendentes entre 12 e 18 de agosto. 

O resultado dos alunos selecionados para o número disponível de vagas deve ser lançado a partir de 4 de setembro. O período de recurso para candidatos será entre 5 e 6 de setembro. A avaliação desses recursos estará publicada até 10 de setembro. 

Dessa maneira, o prazo para confirmação da matrícula do estudante, contemplando a apresentação dos documentos originais presencialmente no polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) para o qual foi selecionado, será entre 11 e 21 de setembro.

Datas

Edital de homologação: a partir de 9 de agosto
Ajustes de documentos pendentes: 12 a 18 de agosto
Publicação do edital de resultados: 4 de setembro
Período de recurso: 5 e 6 de setembro
Avaliação e resultado de recurso: 10 de setembro
Entrega de documentação no polo: 11 e 21 de setembro

 

 

Especializações

Os cursos EaD de especialização em Libras, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde serão realizados pela Unicentro em 13 polos UAB espalhados pelo Paraná. Ao todo, são 450 vagas disponibilizadas. A expectativa é que as pós-graduações tenham início no mês de outubro.

 

Polos
Gestão em Saúde: Apucarana, Cerro Azul, Ivaiporã, Guarapuava e Jacarezinho.

Gestão Pública Municipal: Apucarana, Campo Largo, Céu Azul, Guarapuava e Tamarana.

Libras: Curitiba, Foz do Iguaçu, Nova Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa.

 

Edital nº 029/2019/Propesp/NUPG – Retificação do cronograma

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O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulgará algumas das suas ações no 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, que será realizado em setembro na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Dois trabalhos propostos por integrantes da equipe foram aceitos no evento na categoria comunicação oral.

Os textos são “A perspectiva multimodal na constituição de um curso para gestores de polo UAB: o caso do curso de Gestão Articulada de Polos”, da professora Manuela Pires Eckstein; e “Um canal aberto: vídeos e webséries do Nead Unicentro no YouTube”, da comunicadora social Scheyla Horst. Ambos os artigos contam com co-autoria da coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

O tema desta edição é “Convergências: Ensino, Pesquisa e Extensão para uma Formação Inclusiva”. O SIIES continua recebendo inscrições para ouvintes até o dia 11 de setembro e a programação completa pode ser conferida aqui.

O evento é realizado pela Udesc com parceria da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). A Unicentro está na comissão organizadora por meio da coordenação do Nead, que também integra a Câmara EaD da associação.

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O canal do YouTube do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste possui cem vídeos com mais de 5 mil visualizações. As produções são de diversas áreas do conhecimento e ficam públicas ao acesso dos usuários da plataforma como material de apoio aos estudos.

Dois vídeos publicados no canal Nead Unicentro já passaram das 200 mil reproduções. Cinco atingiram o público de 50 mil pessoas. Além do Brasil (87% do público total), o canal recebeu visitantes de outros 11 países no último mês.

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Abaixo o vídeo mais acessado dos últimos 30 dias (mais de 4 mil vezes), com um total de 57.400 visualizações desde a sua publicação.

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