Chamada de trabalhos: Dossiê 9 da RA abordará educação diante das fake news

A equipe editorial da Revista Aproximação (ISSN 2675-228X) divulga a Chamada de Trabalhos do dossiê #9, com o tema “A educação diante das fake news: desafios para a formação de públicos habilitados aos meios digitais” e organização dos docentes Javiera Alejandra Carvallo Fernández (Universidad de Playa Ancha/Chile) e Rodrigo Gomes de Araujo (Universidad Autónoma Metropolitano/Azcapotzalco/México).

Confira o resumo:

Atualmente, o sistema de informação está passando por profundas mudanças, em que a transformação mais representativa está relacionada aos meios digitais. Com pouco mais de duas décadas de seu uso massivo, a internet impactou os modos de difundir e consumir a informação de maneira contundente. Se por um lado, o fácil acesso e a aparente pluralidade de notícias surge como um aspecto positivo gerado pelos novos meios, por outro, estas mesmas características se apresentam problemáticas, ao mesmo tempo em que promovem uma democratização informativa, encontram um público pouco preparado para lidar com a amplitude da rede e a multiplicidade de interesses relacionados à informação.

Nos últimos anos, os meios digitais se tornaram uma ferramenta definitiva no processo democrático em diversos países, cada vez mais utilizados para manipular a opinião pública. Nesses tempos, as fake news são abundantes e exigem um alto grau de comprometimento por parte do público, as pessoas devem estar cada vez mais preparadas para interpretar o conhecimento. O acesso à informação é um direito humano fundamental, mas fica em segundo plano se o público não tem as ferramentas de interpretação para diferenciar e se posicionar diante dos dilemas gerados pela internet e sua pluralidade.

Diante de uma conjuntura tão complexa como a atual, parece urgente pensar em novas estratégias educativas para formar populações habilitadas a leituras críticas e posicionamentos políticos, a educação tem um papel essencial nesse processo. Neste dossiê temático, convidamos ao público acadêmico para refletir sobre as novas dinâmicas no sistema informativo e as possíveis opções educativas para formar pessoas críticas e aptas aos desafios da atualidade. Assim, para este dossiê são bem-vindas as reflexões, tanto teóricas quanto análises de casos particulares, e também propostas pedagógicas que discutam o diálogo entre a educação e a atual conjuntura educativa.

Data limite de envio de trabalhos: 21 de outubro de 2022.