Especialização em

Gestão
em Turismo

A Residência em Gestão em Turismo visa proporcionar a prática acadêmica e pedagógica dos estudantes da pós-graduação em órgãos públicos para que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas no Estado, promovendo a atividade turística à população paranaense.

Sobre o curso

A Residência Técnica em Gestão em Turismo faz parte do Programa de Residência Técnica do Governo do Paraná e vem para ampliar e aprofundar conhecimentos na área turística e propiciar aos participantes o desenvolvimento de suas habilidades, aliando teoria e prática de forma com que os mesmos participem das atividades de gestão, organização e promoção das Regiões Turísticas do Paraná.

Objetivos

1

Possibilitar o conhecimento das atividades do setor, entendendo o turismo como um sistema articulado, inter-relacionado e complexo;

2

Formar um profissional com uma visão ampla, dinâmica e atualizada sobre a realidade e necessidades ao fortalecimento da atividade turística no Paraná;

3

Capacitar recém-formados e membros do quadro efetivo do Governo do Estado em Gestão em Turismo, a fim de fortalecer o atendimento turístico nas diversas regiões do Estado.

Editais

Acesse aqui os editais relativos ao curso

Perfil do Aluno

Os pós-graduados terão capacidade de contribuir com as políticas públicas do Paraná e principalmente com o turismo ao aliar teoria e prática ao participar das atividades de gestão, organização e promoção em regiões turísticas do estado. Para isso, terão ensinamentos sobre as práticas EaD, planejamento e políticas públicas, sustentabilidade, marketing e inovação, entre outros pontos.

Matriz Curricular e Ementa

Dúvidas Frequentes

Abaixo listamos as dúvidas mais frequentes recebidas pela nossa equipe, quaisquer outras dúvidas entre em contato conosco

UAB é sigla para Universidade Aberta do Brasil, um Sistema gerido pela Capes e desenvolvido com parceria das universidades e prefeituras. O objetivo é interiorizar a educação superior pública de qualidade.

Os polos UAB não são polos somente da Unicentro, pois recebem cursos de todas as universidades habilitadas no Sistema, como por exemplo, as outras instituições de ensino superior públicas paranaenses. Confira a lista de polos UAB Paraná e seus contatos aqui.

O polo de apoio presencial é uma estrutura educacional mantida geralmente pelas prefeituras, que conta com um coordenador e recebe estudantes para atividades presenciais, como avaliações, seminários e outras ações.

Segundo definição da Capes, a preferência de instalação de polos é para municípios entre 20 e 50 mil habitantes, que não possuam instalações acadêmicas públicas de ensino superior, tendo em vista a importância de interiorização das ações.

A prioridade dos cursos oferecidos nesses polos é para a área de formação de professores, em atendimento à Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica, instituída pelo Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

Outro programa de destaque é o PNAP (Programa Nacional de Formação em Administração Pública), lançado em 2009, que tem cursos que buscam a formação e capacitação de quadros de gestores para que atuem nos sistemas públicos.

Diferente da modalidade presencial, a modalidade EaD da Unicentro não tem oferta sequencial. Isto é, o vestibular ou seleção para pós-graduação ocorrem quando são estabelecidos convênios para oferta de determinadas turmas, com número específico de vagas e polos.

Não! A EaD pública, tanto na graduação quanto na pós-graduação, contempla atividades presenciais (30%) nos polos de apoio. Então, pode-se dizer que se trata de uma modalidade híbrida, com avaliações e outras ações cumpridas no polo de matrícula do aluno, seguindo cronograma divulgado pela coordenação de cada curso no início das atividades.

Na verdade, o Núcleo de Educação a Distância já tem 15 anos de existência (completados em 2020), sempre atuando com consistência e compromisso em cursos e projetos que envolvem atividades na modalidade EaD, com parcerias e inovações. Assim, possui know-how e é uma instituição reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido.

No nível de graduação, os interessados devem prestar vestibular específico da modalidade EaD e obter aprovação dentro do número de vagas. Na pós-graduação, são lançados processos seletivos com regras próprias de classificação inseridas em editais específicos. Há, ainda, possibilidade de entrada como portador de diploma na graduação. No entanto, esses editais especiais só são lançados em caso de sobras de vagas do vestibular (graduação), o que não é frequente. Para acompanhar os processos seletivos é necessário acessar a página de editais do nosso site!

Guarapuava tem um polo UAB, no entanto, esse polo recebe cursos de várias universidades. Irati não tem polo UAB. O objetivo do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), por exemplo, é interiorizar a educação superior pública, principalmente nas áreas da Licenciatura e Administração Pública. Sendo assim, os cursos da modalidade EaD geralmente são levados para municípios que têm a  necessidade de determinadas áreas, pois não possuem as opções gratuitas de forma presencial. Em Guarapuava e em Irati, os interessados têm um expressivo leque de opções presenciais da Unicentro.

Sim, a Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste é credenciada e todos os cursos oferecidos possuem diplomas reconhecidos. Aliás, os resultados nas avaliações são muito positivos, com notas altas, mostrando toda a consistência do trabalho de qualidade em várias frentes: projetos pedagógicos, estruturas físicas, equipes especializadas, corpos docentes e tutores qualificados e polos comprometidos com uma educação de excelência.