Encontro sobre produção audiovisual para EaD reúne seis universidades

Encontro reuniu seis universidades no auditório do campus Unioeste de Foz do Iguaçu

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro promoveu, no dia 26 de abril, o 1º EPPA/EMPA (Encontro Paranaense/Mercosul de Produção Audiovisual para EaD). O evento ocorreu no campus Foz do Iguaçu da Unioeste e reuniu equipes de seis universidades do Paraná e do Paraguai para compartilhamento de experiências e discussões para aperfeiçoamento conjunto.

A manhã começou com palestra do professor e cineasta Marcelo Dematei, da Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur/Argentina, de Ushuaia (Argentina). O pesquisador apresentou diferentes possibilidades de produção de animações, mostrou exemplos e produções próprias, como por exemplo, o seu projeto Cuentos de Viejos.

Durante a tarde, cada equipe teve espaço para apresentar as suas produções audiovisuais, enaltecendo projetos, estratégias e boas práticas. Além do Setor de Vídeos e Comunicação do Nead Unicentro, estiveram presentes integrantes dos núcleos de EaD da Unioeste, UENP, UEPG, UEM e Universidad Nacional de Asunción (Paraguai).

Conforme a coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o encontro foi importante para aproximar as equipes e estabelecer possibilidades de parcerias, capacitações conjuntas e um grupo de pesquisa. O sucesso da iniciativa mobilizou a proposição de uma segunda edição do encontro em outra universidade.

Para o programador visual do Setor de Vídeos do Nead Unicentro, Daniel de Souza, o evento foi válido por revelar a realidade das IES. “Buscar aprimoramento é uma preocupação de todos. Ficamos felizes por ver que caminhamos na mesma direção: uma produção audiovisual em constante evolução”, disse.

A programação foi encerrada com a revelação dos vencedores do Concurso Fotográfico Nead/Unicentro Sentimento Paraná 2018.

O evento contou com apoio da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia.

Confira outras fotos na galeria abaixo – Fotos por Luiz Fernando Santos.