Antes mesmo do ano letivo ter início, os professores das escolas municipais de Pinhão já retomaram as atividades referentes ao Curso de Formação Continuada e Integrada para Profissionais de Educação promovido pela prefeitura municipal em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead). A abertura foi realizada na última terça-feira (3) com palestra sobre o Plano Nacional da Educação (PNE), aprovado em 2014, ministrada pela professora doutora Adriana Dragone, da Universidade Federal do Paraná. Em sua fala, ela enfatizou o direito dos cidadãos ao acesso, à permanência e à qualidade da educação.
O encontro teve sequência na quarta-feira (4) e contou com oficinas de Educação Infantil e de Gestão Democrática, além de discussões específicas sobre o PNE em Grupos de Trabalhos, que abordaram, entre outras temáticas, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial, a Educação Profissional, a Formação de Professores, a Gestão Democrática, o Financiamento da Educação e o Regime de Colaboração.Esse debate entre os professores é fundamental segundo Nara Coelho, presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Educação do município de Pinhão. “Sem o professor você não faz educação. Até porque é ele que vive, que sabe, que escuta as vozes da escola”.
Assim como as atividades de abertura, essa segunda edição do Curso de Formação vai abordar o Plano Municipal de Ensino do município. “A gente gostou muito da parceria desenvolvida em 2014 e diante do desafio de construir um novo plano, bastante amplo, é que nós retomamos essa parceria e convidamos a Unicentro para que pudéssemos estar trabalhando juntos”, explicou a secretária de educação do Pinhão, Norian Coelho Basílio.
Atualizada em: 05/02/15 – 16h48