Sobre o Curso

logo-de-artesA proposta do Curso de Graduação em Arte da UNICENTRO aponta para uma formação que privilegia a convergência de linguagens em processos criativos e poéticas da arte contemporânea, visando formar um indivíduo preparado para atender às novas tendências de ensino da arte. Neste entendimento, assim como os demais campos de conhecimento, esta área não objetiva uma formação em si mesma: neste caso específico de potencial perceptivo em sua formação do artista; mas o desenvolvimento do cidadão em suas possibilidades de expressão humana, sentimentos e significações, que propiciem o desenvolvimento da consciência crítica, estreitamento das relações homem-homem e homem-mundo, na integração da imaginação e a razão equilibrados em sua cotidianidade.
Para tanto, o projeto do curso oferece um conhecimento artístico de modo sequencialmente organizado, coerente, articulado entre vivência, expressão e compreensão voltado para qualidade de saberes específicos na diversidade de suas manifestações da arte: visualidade, sonoridade, teatralidade, corporalidade.
O currículo assim proposto reafirma uma proposta no sentido de abordar Arte numa perspectiva da sensibilidade, da criatividade e da diversidade concomitante com conhecimentos pedagógicos coerentes em sua organicidade e articulações, consolidando a construção do desenvolvimento humano principalmente no conhecimento artístico.

 

OBJETIVOS

Habilitar profissionais para atuarem na docência, na produção e na pesquisa em Arte por meio do constructo do exercício artístico, possibilitando a ampla atuação intelectual e artística.

 

PERFIL DO ALUNO

O Curso de Arte  visa oferecer habilitação profissional para exercer a docência em arte abrangendo reflexões pertinentes à esse ensino. A profissão poderá ser exercida na esfera municipal, estadual, federal, particular ou filantrópica de ensino na disciplina de Artes no Ensino Fundamental, Médio e Superior e também em empresas públicas ou privadas que desenvolvam serviços na área de Artes e da Cultura.
É responsabilidade do professor de arte:
a) conhecer questões filosóficas, históricas e metodológicas do ensino da Arte;
b) entender a Arte como área de conhecimento;
c) conhecer a História da Arte e a Cultura em manifestações locais, regionais, nacionais e internacionais;
d) desenvolver pesquisa em Arte como subsídio para sua atuação em sala de aula;
e) conhecer abordagens metodológicas que permitam a atuação na docência em Arte;
f) acolhida e trato as questões da diversidade.